No dia do aniversário da cidade, 6 de junho, será inaugurado o memorial pelos 150 anos de Formiga, que está sendo construído na praça do Terminal Rodoviário.
Na quarta-feira, 28, em entrevista coletiva, o prefeito Aluízio Veloso (PT), idealizador da obra, disse que está confirmada a inauguração do memorial como parte da programação de aniversário da cidade. Na oportunidade, em companhia dos secretários José Ivo da Silva e Túlio Fonseca, Aluisio citou algumas peculiaridades que foram levadas em consideração para a concepção do projeto.
José Ivo explicou a motivação havida para a definição do número de colunas que são interligadas por um semi-arco, justificando a escolha do número delas, (7).
Segundo o professor José Ivo, as colunas representam, numa das linhas de pensamento adotadas, as 7 virtudes, que são: fé, força, temperança, justiça, esperança, prudência e caridade, qualidades que esta administração reconhece como importante influência na formação de nosso povo, norteando sua conduta ao longo de nossa história.
Em cada coluna estarão registrados os fatos históricos de maior relevância aqui havidos, a cada bloco de 25 anos, estando ainda, ali relacionados, os nomes das autoridades administrativas que prestaram serviços a este município, nos mesmos períodos.
Na sétima coluna estarão registrados os fatos ocorridos no ano de 2008, ano da celebração do sesquicentenário.
O monumento (Memorial), também exibirá no piso que foi construído à sua frente, conforme projetado, uma rosa dos ventos e um relógio de sol.
Seu custo foi orçado em cerca de 25 mil reais.
O local, deverá, em breve, se transformar em ponto de atração turística (o relógio de sol é único na região) e seu conteúdo de informações históricas certamente se tornará ponto de consulta e de partida para a pesquisa de estudantes e outros interessados nesta área de conhecimento.
Há ainda a possibilidade de em breve, se erguer ali, uma pequena arquibancada, transformando o local num mini-anfiteatro, a céu aberto, ponto ideal para o encontro daqueles que pretendam desenvolver naquele local alguma atividade cultural.
Ao se verificar o conteúdo histórico disponibilizado nas colunas, fica fácil de se entender, qual foi a dinâmica de crescimento físico (progresso) havido nesta cidade, assim como as principais preocupações de nossos administradores.
Assim sendo, num exercício de criatividade, os produtores dos textos históricos nele registrados, batizaram cada coluna com um sugestivo título.
Logo após a inauguração do memorial, haverá o desfile cívico, que partirá da praça do Terminal Rodoviário, com a participação de escolas do município e do TG 04-030.

COMPATILHAR: