No mês de novembro, a aluna da Escola Municipal Caic, Bruna Menezes de Carvalho, foi o grande destaque da educação municipal. A estudante foi uma das cinco finalistas da região sudeste na etapa nacional da Olimpíada de Português. Sete milhões de alunos da rede pública de ensino participaram do concurso.
O projeto reuniu trabalhos de sete milhões de estudantes do ensino fundamental e médio.
A premiação contou com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação Fernando Haddad.
Foram 152 selecionados para a última etapa, sendo 38 para cada gênero: poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião. Só Roraima não teve representante na final. Minas Gerais foi o grande vencedor, com quatro ganhadores. A formiguense Bruna Menezes de Carvalho está entre eles. A Olimpíada teve como tema O Lugar Onde Vivo.
Na quarta-feira (1º), o caderno ?Ilustrada?, da Folha de São Paulo, trouxe um artigo assinado por Marcelo Coelho, que fala sobre o concurso de redação da Olimpíada de Português. O colunista foi um dos membros do júri na etapa final, realizada em Brasília.
Em seu artigo, Marcelo Coelho afirma que ficou espantando com a qualidade das redações. ?O português era 99% correto, fora algumas distrações, até erros eram testemunhas de que o aluno estava familiarizado com a norma culta? , diz o colunista no artigo.
Marcelo Coelho destaca a qualidade do ensino em cidades pequenas, de todas as partes do país e afirma ainda que a cidade de Formiga era uma das poucas que já tinha ouvido falar.
Para o colunista, o segredo do sucesso das cidades pequenas na área educacional se deve a dois fatores: o primeiro diz respeito à mobilização do setor educacional desses municípios e o segundo é que não há concorrência entre o ensino público e o privado, fazendo com que crianças mais instruídas convivam com crianças com menores condições financeiras.
O secretário Municipal de Educação, Geraldo Reginaldo de Oliveira, ressalta que o ponto chave do bom desempenho dos alunos da rede pública municipal de Formiga está na mobilização e envolvimentos dos professores da rede. Porém, em alguns aspectos, o secretário não concorda com Marcelo Coelho.
?Para nossa cidade, alguns pontos do artigo não se justificam, pois não somos uma cidade pequena, mas sim de médio porte e possuímos algumas escolas particulares que também concorrem com as públicas. O nosso diferencial está na mobilização. A Secretaria Municipal de Educação mobilizou cada escola para que os alunos participassem deste concurso? , comentou Geraldo Reginaldo.

Comentários
COMPATILHAR: