As alunas do nono período do curso de Fisioterapia, Edimara Carla Melo Azanias e Amanda Michely de Oliveira, desenvolveram, durante este semestre, um trabalho de pesquisa envolvendo os funcionários dos setores administrativos do UNIFOR-MG.

A pesquisa, orientada pelas professoras Profa. Ms. Andreia Aquino e Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia, também coordenadora do curso, teve como objetivo avaliar a prevalência de Disfunções Crânio-Mandibulares (DCM) entre os colaboradores da Instituição.

A amostra da pesquisa foi composta por 39 funcionários, de ambos os sexos e com idade entre 20 e 64 anos. Os participantes foram submetidos a uma avaliação postural e funcional e responderam a um questionário específico. Os resultados mostraram que 94,9% dos participantes possuem algum tipo de DCM, sendo a disfunção mais prevalente o bruxismo.

DCM
A DCM é um termo que abrange problemas relacionados ao sistema estomatognático, caracteriza-se por dores nas regiões de cabeça, pescoço, face e cavidade intra-oral e possui várias causas, sendo mais frequente entre adultos, jovens e indivíduos de meia idade. De acordo com a Profa. Ms. Roberta, ?este é um mal que atinge grande parte da população, que, na maioria das vezes, não sabe o que é e nem como tratar?.

?A Disfunção Crânio-Mandibular merece atenção e cuidado especiais! É necessário uma equipe multidisciplinar para que haja efetividade e sucesso no tratamento. O ideal é que essa equipe seja composta por vários profissionais, como médico, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo, sendo que cada profissional possua sua conduta de tratamento, visando sempre à importância no atendimento e tratamento global do paciente?, explica a professora.

Folder
A turma do nono período de Fisioterapia desenvolveu, com o auxílio da Profa. Ms. Andreia, por intermédio da disciplina de Fisioterapia Aplicada à DCM, um folder explicativo, que fala sobre o que é DCM, causas, sinais, sintomas e como tratar. O informativo foi utilizado pelas alunas, durante o trabalho no UNIFOR-MG, como forma de esclarecimento e também de alerta aos funcionários.

CLIFOR
A CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG) oferece atendimento fisioterpêutico gratuito na área de Disfunção Crânio-Mandibular. As sessões são realizadas às quartas-feiras, das 13:00 h às 18:00 h. Mais informações podem ser obtidas na Clínica ou pelo telefone: (37) 3329-1492.

O trabalho desenvolvido foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFOR-MG.

COMPATILHAR: