Os alunos da Escola Municipal Benedita Gomide Leite aprendem matemática por meio da música. Durante as aulas de música, os alunos estão construindo instrumentos musicais, usando a matemática.
As atividades fazem parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor de matemática do IFMG, Chrisley Bruno Ribeiro Camargos e pelos alunos do Instituto Carlos Eduardo Lucas, Gustavo Venâncio e Thais Oliveira Duque.
Com o apoio do professor de educação musical, Alex Arouca, durante as aulas de música do 4º e 5º anos, os pesquisadores do IFMG estão desenvolvendo parte do projeto. A partir de fórmulas matemáticas, as crianças fazem operações e medições até alcançarem a afinação de instrumentos musicais que estão sendo construídos em sala de aula.
Nas primeiras atividades os alunos construíram várias Flautas Pã com uso de canudinhos e palitos. Dando continuidade aos trabalhos, os pesquisadores sugeriram a construção de instrumentos com uso de garrafas de vidro, nos quais a afinação será conseguida por meio da quantidade específica de líquido medido e colocado nas garrafas.
Os novos instrumentos serão utilizados nos ensaios e apresentações da ?Sucata Sinfônica?, projeto desenvolvido desde 2010, na Escola Benedita, que consiste em uma espécie de orquestra formada apenas com instrumentos musicais não industrializados, construídos com o uso de material reaproveitado.
A ideia para as atividades surgiu de uma parceria entre os professores Alex Arouca e Chrisley Bruno. Em agosto de 2012, a Sucata Sinfônica recebeu a visita dos pesquisadores que conheceram os instrumentos da orquestra de sucatas da escola. Os visitantes assistiram ao ensaio da ?Sucata Sinfônica? e conversaram com os alunos.
O professor Chrisley é autor de uma dissertação de mestrado sobre matemática e música chamada Música e Matemática: A Harmonia dos Números Revelada em Uma Estratégia de Modelagem e por isso se interessou em conhecer o projeto Sucata Sinfônica: Melodia Nota 10. Em seu trabalho, o professor também construiu instrumentos musicais, parecidos com os usados na orquestra da Escola Benedita Gomide.

COMPATILHAR: