Lorene Pedrosa

O palco do auditório Odette Khouri recebeu no sábado (30), as apresentações de alunos da Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente) em comemoração ao mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência.

Este ano, foi desenvolvido o projeto Setembro Verde, cor que engloba todas as deficiências. As ações desenvolvidas no período têm como objetivo gerar visibilidade à causa. Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Além da comemoração da data, a ação tem o intuito de tornar o mês referência nacional.

Apresentações realizadas no sábado, no auditório Odethe Khouri (Fotos: Divulgação)

O evento de sábado contou com apresentações de flauta, de músicas compostas pelos alunos, mural de desenhos, poemas, música na língua de sinais, contação de histórias, dentre outras atrações.

“Independentemente das restrições, esses alunos possuem várias habilidades que devem ser valorizadas e incentivadas”, comentou Hérica Rangel, professora de apoio e uma das organizadoras do evento.
Segundo Hérica, antigamente eram raros os casos de famílias que davam aos filhos, com algum tipo de deficiência, a oportunidade de estudar em uma escola regular, mas justamente por meio da luta pela inclusão que essa situação tem mudado. A cada ano, cresce o número de alunos, possibilitando inclusão e um importante aprendizado sobre respeito para toda a comunidade escolar.

Marisa Oliveira esteve no evento a convite de uma das professoras e se emocionou com a diversidade e beleza das apresentações. “As apresentações trazem uma grande conscientização sobre a importância dessa luta pela inclusão. Cada um dos alunos mostrou que pode fazer muito mais do que pensava e superar, inclusive, habilidades de pessoas que não possuem nenhuma necessidade especial”, disse.

O projeto de educação inclusiva no Polivalente (Fonte: Divulgação)

Educação Inclusiva

O projeto de educação inclusiva foi iniciado em 2016 na Escola Estadual Dr. Abílio Machado visando valorizar os alunos com algum tipo de deficiência.
Desde 2017, a escola tem a Sala de Recurso, que possibilita o atendimento individualizado e especializado.

Sala que também tem sido utilizada por alunos da educação inclusiva que estudam na Escola Estadual José Bernardes de Faria.

Atualmente, o Polivalente atende nove alunos no Atendimento Educacional Especializado, sendo que a equipe de profissionais é composta por três professoras de apoio, duas intérpretes de libras e um profissional na Sala de Recurso.

COMPATILHAR: