Em cumprimento à Lei de nº 12.031, que trouxe a obrigatoriedade de execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo menos uma vez por semana, em todas as escolas de ensino fundamental do país, a diretora da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, Adriana Martins, aderiu no início deste ano o Momento Cívico Semanal, que ocorre às quintas-feiras no primeiro horário do turno vespertino.
Alunos e professores se reúnem na área externa da escola e cantam o Hino Nacional e o Hino à Formiga. A organização do momento cívico é de responsabilidade do professor de iniciação musical, Alex Arouca, que, a cada semana, apresenta a gravação do Hino Nacional com um arranjo musical diferente, o que proporciona a todos, a oportunidade de conhecer outras formas da canção que proclama e simboliza a nação, dentro da diversidade rítmica brasileira.
A Lei em questão traz em seu texto que todos os colégios de ensino fundamental, sejam públicos ou privados, têm que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez na semana. Sancionada pelo então presidente da República em exercício, José de Alencar, a obrigatoriedade entrou em vigor em 21 de setembro de 2009, com sua publicação no Diário Oficial da União.
Ciente da importância do estímulo ao patriotismo, os profissionais da escola entendem que a obrigatoriedade da execução do Hino por si só não vai recuperar o civismo da comunidade. Assim, a equipe pedagógica-administrativa da Escola Benedita Gomide leite desenvolve ações conjuntas de cidadania, nas quais trabalha práticas, comportamentos e atitudes corretas e responsáveis, tornando o Momento Cívico Semanal mais um evento de apoio aos diversos projetos desenvolvidos na escola, como o ?Educação e o Verde no Planeta?, projeto ambiental de 2011.

COMPATILHAR: