No final do ano, o Município de Formiga, por meio da Secretaria de Cultura, entregará ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o relatório das ações desenvolvidas durante 2021, previstas no Programa ICMS Patrimônio Cultural.

Uma das vertentes desse Programa é a Educação Patrimonial. Trata-se de uma oportunidade de levar conhecimento sobre o Patrimônio do Município, de diversas formas.

Dentre as ações desenvolvidas este ano, em Formiga, está a distribuição de álbuns de figurinhas a alunos da Rede Municipal de Ensino. A ideia é brotar nas crianças, de uma forma lúdica, a conscientização sobre a importância da conservação do Patrimônio Cultural.

Os álbuns foram distribuídos aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, série em que está previsto o “ser humano, o espaço: ocupação” como um dos conteúdos a serem estudados.

Com os álbuns em mãos, nessa semana eles começaram a cumprir tarefas para receberem suas figurinhas.

Dentre as atividades estão: visitas a bens tombados, produções de texto, registros fotográficos e postagens em redes sociais e outras. Cada álbum possui 32 figurinhas e, ao ser completado, o aluno recebe um caderno de colorir. Tanto os álbuns de figurinha quanto os cadernos trazem a representação e informações sobre 16 bens materiais protegidos pelo Patrimônio Cultural Formiguense, pelo seu valor histórico e/ou arquitetônico.

ICMS Patrimônio Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. 

Neste ano, o Município de Formiga conquistou a pontuação de 12,66, e espera-se manter neste nível no próximo ano.

Fonte: Decom

Comentários
COMPATILHAR: