Escolas da rede pública em Minas Gerais já definiram os seus representantes na 8ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEE), em 2012, o Estado terá 2.017.608 alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio inscritos na competição, o que representa cerca de 10% do número de participantes de todo país (19,1 milhões).
Ao todo, estudantes de 4.464 escolas de todos os 853 municípios mineiros vão buscar manter o desempenho do Estado, que liderou as últimas cinco edições da Obmep.
A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ocorrerá no dia 5 de junho, em horário a ser definido pelas escolas. Nessa fase da competição, os alunos realizam prova de múltipla escolha composta de 20 questões. Já a segunda etapa está prevista para o dia 30 de setembro, com as provas são compostas por seis questões discursivas com locais de provas a serem definidos. Entre os assuntos avaliados nos exames estão aritmética, Geometria, Álgebra, Combinatória e probabilidade.
Preparação dos alunos
A preparação dos alunos para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas conta com um reforço. Já está disponível no site da competição, o Banco de Questões 2012. O material serve de apoio para os professores na preparação dos alunos para as duas fases do torneio.
Desde o início da competição, em 2005, os alunos mineiros acumulam 4.138 medalhas de ouro, prata e bronze. O Estado é o primeiro lugar na Obmep desde a edição de 2007. Na última delas, ocorrida em 2011, Minas conquistou 816 medalhas, sendo 111 de ouro, 248 de prata e 457 de bronze. Já as menções honrosas representam um total de 8.110 certificados.
Passo a passo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Comentários
COMPATILHAR: