Alunos do curso de Direito do UNIFOR-MG participaram do Exame de Ordem, promovido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em abril, agosto e dezembro de cada ano e realizado em duas etapas. A primeira fase é formada por questões objetivas e a segunda por questões dissertativas e práticas.

Na primeira etapa, os alunos do UNIFOR-MG conseguiram uma média de 63% de aprovação. Este ano, dos 9.149 inscritos no Brasil, apenas 21,79% conseguiram resultado positivo na primeira etapa, uma média bem abaixo da alcançada pelos alunos do Centro Universitário. Para se ter uma idéia, em 2007, ano em que os últimos dados oficiais foram disponibilizados pela OAB de Minas Gerais, apenas 7% das instituições mineiras que participaram do Exame conseguiram média superior a 63%.

Na segunda etapa, todos os participantes do UNIFOR-MG foram aprovados, representando 100% de aprovação.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Dênio Dutra Barbosa, para que o bacharel em Direito possa se tornar advogado, deve se submeter ao Exame de Ordem. Antes, a OAB permitia somente a inscrição dos bacharéis em Direito. Hoje, permite também que alunos do último período do curso, com potencial Colação de Grau antes do exame, também participem das provas. ?Como os alunos ainda não colaram grau, mesmo tendo sido aprovados, a condição de advogado depende da efetiva aprovação em todas as disciplinas do curso. Portanto, o exame não é um teste, caso estes alunos colem grau este semestre, estão aptos a exercerem a profissão?, esclarece.

UNIFOR-MG: excelência no ensino
Para o coordenador do curso, o resultado alcançado pelos alunos representa uma vitória pessoal de cada um, para a qual colaboraram docentes e toda a estrutura do Centro Universitário. ?A permanente formação dos professores, as instalações físicas do campus, a estrutura da Biblioteca, os Laboratórios de Informática, as Salas de Multimeios e o comprometimento de toda a comunidade acadêmica produziram este resultado, que, com certeza, é o resultado de um trabalho em conjunto, feito com empenho e seriedade, como todas as ações desenvolvidas pelo UNIFOR-MG?.

O Reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, bacharel em Direito e professor do curso, fala sobre o compromisso do UNIFOR-MG com a formação de profissionais éticos e competentes na área. ?Pretendemos que o egresso de Direito marque presença na sociedade, como cidadão e agente de mudanças sociais, já que o eixo norteador do curso são os Direitos Humanos e a Cidadania. Todavia, não nos descuidamos de propiciar aos alunos sólida formação dogmática, garantindo-lhes meios de disputar posição no mercado de trabalho?, conta.

COMPATILHAR: