Uma palestra com o tema ?Valorização e regulamentação da profissão de fisioterapia na saúde suplementar de Minas Gerais? foi promovida no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?, do Unifor.
O evento foi coordenado pela diretoria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de Minas Gerais – 4ª Região (Crefito-4), com a parceria da AMF (Associação Mineira de Fisioterapeutas), do SEMPREFITO-MG (Sindicato Patronal das Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais) e do SINFITO-MG (Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de Minas Gerais).
A abertura da palestra foi feita pelo coordenador do curso de fisioterapia do Unifor, André Carvalho Costa, que deu as boas-vindas aos palestrantes, aos alunos e profissionais da área e também falou sobre o objetivo do evento.
O diretor-secretário do Crefito 4, Anderson Luís Coelho, que é ex-professor do curso de fisioterapia do Unifor, enfatizou sobre a união de entidades ligadas à área para a valorização e resgate da dignidade da profissão de fisioterapeuta. Ele esclareceu sobre as competências do Conselho Regional de Fisioterapia, dos órgãos sindicais e da associação dos fisioterapeutas.
Durante sua explanação, o diretor-secretário do Conselho Regional também ressaltou que essas palestras para acadêmicos e profissionais da área estão sendo realizadas em todo o estado com o objetivo de buscar a regularização da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na saúde suplementar e a valorização dessas profissões.
Anderson Luís Coelho destacou ainda questões como as novas exigências e prazos concedidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) às operadoras de planos de saúde, a fim de que contratos com os prestadores de serviços contemplem a forma de reajuste dos valores pagos, a inclusão das nomenclaturas das profissões, além de outros esclarecimentos pertinentes à regularização da fisioterapia e da terapia ocupacional na saúde suplementar.
O advogado do Crefito-4, Luiz Chimicatti, falou sobre as questões jurídicas relacionadas à fiscalização das profissões de fisioterapeuta e terapeuta Ocupacional, enfatizou sobre as sanções, obrigações e direitos dos profissionais, comentou a respeito das resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e citou vários exemplos de casos fiscalizados pelo Conselho Regional de Minas Gerais ? 4ª região.
A associada da AMF, Sabrina Mara dos Santos, foi nomeada pela presidência da Associação Mineira de Fisioterapeutas para representar a entidade na palestra realizada no Unifor. Ela apresentou o órgão, falou sobre assuntos de interesse dos acadêmicos e profissionais da área e da importância de buscarem a valorização da categoria.

COMPATILHAR: