Mais uma edição do Projeto Sábado Geológico foi realizada junto aos alunos do 3º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unifor, que visitaram desta vez o Morro das Balas e Luanda, no dia 19 de maio.
Na ocasião, os estudantes puderam verificar in loco diversos litotipos estudados em sala de aula, além de coletar diversas amostras para suas coleções mineralógicas. Em um ambiente de descontração, todos puderam usufruir da oportunidade de conhecer um pouco mais da geologia do município de Formiga e coletar exemplares de grande valor científico.
Os acadêmicos também observaram uma gama de impactos causados pela atividade minerária em uma área de empréstimo onde centenas de metros cúbicos de lamitos de origem marinha foram retirados para finalidades diversas. Também puderam coletar crostas ferruginosas, as quais foram objeto de estudo e publicação de dois trabalhos científicos pelo professor Anísio Cláudio Rios Fonseca.
Segundo o professor, todos puderam coletar exemplares de brechas ricas em cimento manganesífero, que podem constituir minérios potenciais de manganês. Finalmente, já na região de Luanda, os estudantes coletaram exemplares de piritas globulares limonitizadas, as quais exibem morfologia peculiarmente esferoidal e que também são objeto de trabalho científico realizado pelo professor e pela aluna egressa de Engenharia Ambiental e Sanitária, Aline dos Reis Souza.
Vários litotipos da região visitada são estudados atualmente por meio do projeto da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)intitulado ?Geologia Para Todos?. O professor Anísio Fonseca ressaltou a importância do conhecimento geológico no estudo dos solos, em projetos de engenharia e para a identificação de rochas e minerais de interesse econômico. O bolsista da FAPEMIG Joaquim Cordeiro Neto, que atua no Laboratório de Mineralogia do Unifor auxiliou os alunos na coleta e classificação das amostras encontradas.

COMPATILHAR: