O presidente executivo da Amazon, Andy Jassy, anunciou a demissão de 18 mil funcionários. Comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (4).

O texto, assinado por Jassy, afirma que as revisões que levaram ao plano de demissões têm como objetivo “priorizar o que é mais importante para os clientes e a saúde a longo prazo dos nossos negócios”.

Jassy afirma que o anúncio foi adiantado após a informação ser vazada. “Normalmente, esperamos para comunicar sobre esses resultados até que possamos falar com as pessoas diretamente afetadas. No entanto, como um de nossos colegas vazou essa informação externamente, decidimos que era melhor compartilhar essa notícia antes para que você pudesse ouvir os detalhes diretamente de mim.”

A empresa planeja começar a comunicar os funcionários apenas em 18 de janeiro.

O plano de demissões da Amazon não é novo. Em novembro de 2022, a empresa planejava demitir cerca de 10 mil funcionários de cargos corporativos e de tecnologia, além de dispositivos e livros. Jassy comentou nesta quarta as demissões de 2022.

“Em novembro, comunicamos a difícil decisão de eliminar vários cargos em nossos negócios de Dispositivos e Livros e também anunciamos uma oferta de redução voluntária para alguns funcionários em nossa organização de Pessoas, Experiência e Tecnologia.”

Uma nova onda de demissões já estava prevista em 2022, mas, na ocasião, não foram divulgados números ou áreas impactadas.

Em 2022, a Amazon indicou desaceleração no crescimento na temporada de final de ano, período em que varejista têm maior volume de vendas. A empresa disse, na ocasião, que consumidores e empresas tinham menos dinheiro para gastar devido à inflação.

A desaceleração econômica e o aumento dos custos de mão de obra e transporte prejudicaram empresas que contrataram agressivamente durante a pandemia, quando aumentou a demanda por comércio eletrônico para serviços baseados em nuvem.

A Amazon perdeu cerca de 40% do valor de mercado até agora em 2022.

Fonte: G1

COMPATILHAR: