Cruzeiro e Atlético entram em campo neste fim de semana com objetivos diferentes no Brasileirão. Na cola do G4, o Cruzeiro do técnico Cuca jogará pela primeira vez no campeonato no estádio Ipatingão, quando receberá no domingo (08/08), às 18h30, o Grêmio Prudente. Uma vitória pode levar a Raposa ao 3º lugar. Já o Galo tem tarefa mais complicada. Enfrentará o Botafogo no sábado, no Engenhão, às 18h30, tendo a difícil missão de vencer a equipe carioca – o que não tem acontecido no histórico recente do confronto – para num primeiro momento tentar escapar da zona de rebaixamento. Um novo tropeço pode deixar o time atleticano com a lanterna ao final da rodada.
Em busca do aproveitamento perfeito
Após cinco partidas sob o comando de Cuca, o Cruzeiro conseguiu 10 pontos em 15 possíveis, o que representa uma média de dois pontos por apresentação, bem perto do que o time precisa para chegar ao final do Campeonato Brasileiro em condições de brigar pelo título. Mas, devido à média baixa de 1,28 ponto por jogo obtida com Adílson Batista e o interino Emerson Ávila nas sete primeiras rodadas, com 9 pontos ganhos, Cuca ainda terá que elevar o seu aproveitamento para ter chances de levantar a taça no dia 5 de dezembro, na última rodada. Em levantamento feito pelo site Superesportes, para chegar a 76 pontos, número que assegura o título, o Cruzeiro precisará somar mais 57 pontos em 78 possíveis, o que requer um aproveitamento de 73% ou média de 2,19 pontos por partida. Esse rendimento é maior do que o Cruzeiro teve ao conquistar o título do Brasileiro de 2003. Naquele ano, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo conquistou 100 dos 138 pontos possíveis, teve aproveitamento de 72,46% e média de 2,17 pontos por jogo.
Toca argentina
Os dois principais reforços da atual janela deve estrear em breve pelo Cruzeiro. São os argentinos Ernesto Farias (atacante que veio do Porto) e Walter Montillo (meia, que estava na Universidad de Chile). Farías chegou à BH na última quinta-feira e já foi apresentado. Passará a próxima semana se condicionando fisicamente. Já Montillo, que estava em plena atividade no Chile, chega em Minas na noite deste sábado (7) e deverá ser opção para a rodada do outro final de semana, contra o São Paulo.
No estaleiro
Não bastasse a péssima campanha e o aumento da pressão da torcida, Vanderlei Luxemburgo ganhou uma nova dor de cabeça. Os jogadores Jairo Campos e Daniel Carvalho, que se contundiram no jogo contra o Grêmio Prudente pela Sulamericana, foram prontamente vetados para o jogo contra o Botafogo, no Rio. Campos sofreu uma contusão muscular na coxa direita e poderá ficar até duas semanas inativo. Já Daniel Carvalho sentiu fortes dores no joelho esquerdo e seu caso preocupa. O jogador passará por exames de imagem para saber a gravidade da lesão. Em um prognóstico preliminar, o médico Marcus Vinícius informou que a contusão do meia foi na região do ligamento colateral medial.

COMPATILHAR: