O ambulatório cirúrgico no Hospital do Câncer em Divinópolis está passando por um projeto de expansão e ocupará todo o terceiro andar da casa. O objetivo é propiciar ainda mais a qualidade no atendimento ao paciente oncológico. Ele abrigará: 14 consultórios para as diversas especialidades oncológicas cirúrgicas; duas salas para pequenos procedimentos como biópsia; sala de curativo; sala de observação pós procedimento e sala de exame proctológico. Atualmente, os 10 cirurgiões que tem contrato com a Associação realizam esses procedimentos no Hospital São João de Deus, Hospital do Câncer e nos consultórios particulares.
Aline Lauda, oncologista da entidade, explica a importância deste espaço. O tratamento do paciente com câncer é baseado em um tripé : a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia. Os dois primeiros são muito bem estruturados na ACCCOM, mas, faltava o terceiro, a cirurgia. Desde outubro do ano passado a Associação assinou contrato com cirurgiões de cabeça e pescoço, urologia, cirugia oncológica, ginecologia, mastologista, ortopedista, plástico e torácico que também passaram a assistir aos pacientes oncológicos. Com a inauguração do hospital e do terceiro andar adequados para o Ambulatório de Cirurgias, o tripé fica completo?.
Eliseu Albertini Teixeira, cirurgião oncológico e coordenador da cirurgia oncológica, também explica a importância de um ambiente adequado para o atendimento. A concentração de pacientes na mesma unidade possibilita agilizar certos procedimentos?. O oncologista explica ainda, A visão da ACCCOM amadureceu. Um hospital que trate de câncer tem que ter todas as especialidades vinculadas a este tratamento no mesmo ambiente para que o paciente tenha segurança de que vai ser atendido plenamente. E é o que a instituição está se propondo a fazer. Viabilizou-se a ampliação do Hospital do Câncer para que se tenha este tipo de atendimento?.
Ana Paula Coimbra Israel, cirurgiã torácica, também concorda que o espaço estruturado trará mais agilidade no atendimento. O Ambulatório de Cirurgia facilitará muito para o paciente. Ao vir consultar ele poderá, em seguida, realizar procedimentos que antes tinha que esperar?. A médica ainda desenvolve um trabalho conjunto com o setor de Prevenção e Rastreamento da ACCCOM. A parceira busca a descoberta e diagnóstico mais cedo do câncer de pulmão, uma doença muito frequente na população.
A oncologista Aline Lauda disse que com isso todos saem ganhando. A ACCCOM melhora o atendimento para o paciente; o cirurgião tem um espaço estruturado para atender e principalmente o paciente ganha mais agilidade no seu tratamento e melhora sua qualidade de vida.

Serviço Social da ACCCOM

Com a missão de resgatar valores humanos na doação de amor e respeito ao próximo, em favor do paciente oncológico, o Serviço Social da Associação atende a mais de 800 pacientes com o Benefício Social, uma das várias atuações desta área.
Por meio do estudo da realidade social dos usuários, são propostas medidas e benefícios que atendam as necessidades dos pacientes. O Assistente Social realiza atendimentos sócio-assistenciais aos usuários e familiares da ACCCOM, numa linha sócio-educativa, priorizando acolhimento e humanização, viabilizando informações para o tratamento oncológico, garantindo acesso aos serviços oferecidos pela instituição e rede pública.
Juliana Silva de Jesus, 41 anos, de Divinópolis, recebe o Benefício Social. Ela é um exemplo de luta, conquistas e determinação. Acompanhou seu marido, que se tratou de câncer no esôfago. Emocionada, conta que o esposo Nelson era fumante, consumia até dois maços de cigarro por dia, além de beber, até que descobriu a doença.
Viúva há cinco meses, pouco antes da morte do esposo, Juliana descobriu nódulos nos seios. Procurou a Assistente Social da ACCCOM, Cristiane Meire, que não mediu esforços para ajudar. Conseguiu para o esposo acompanhamento nutricional, medicamentos e cestas básicas, de frutas e verduras, através do Benefício Social da ACCCOM.
Mãe de três filhos, Juliana fala de suas dificuldades e da vontade de, à partir de agora, viver somente para os filhos. Mesmo com todos os obstáculos da doença do marido, Juliana fez sua cirurgia, se tratou e voltou a Casa como acompanhante do esposo.
Atualmente está afastada do trabalho de serviços gerais em uma escola. Juliana conta uma importante conquista. Conseguiu, recentemente, na justiça, uma pensão mensal de R$155,00. Por ser casada informalmente, só ela sabe das dificuldades que passou até conseguir essa vitória.
Ela ressalta que isso só foi possível graças ao suporte das Assistentes Sociais da ACCCOM, que a ajudaram e orientaram o que, segundo Juliana, foi fundamental.

COMPATILHAR: