Um dos depoentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que começou na sexta-feira (13) a ouvir pessoas que possam colaborar com as investigações que averiguam a suposta usurpação de poder público na Prefeitura de Formiga foi Amilton Luiz Vale, professor-mestre que atuou como coordenador de campanha de Moacir Ribeiro e assumiu duas secretarias (Educação e Comunicação) no Executivo, mas acabou exonerado.
Sobre o objeto da CPI, Amilton quase não teve o que falar. Apenas confirmou que, uma vez responsável pela campanha do prefeito, tinha conhecimento que os secretários que vieram de outras cidades, alvos constantes de críticas dos vereadores e da população, não eram mesmo do círculo de amizade de Moacir Ribeiro. Sobre as influências que esses secretários sofriam de Marco Sallum, especificamente Amilton falou sobre o chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha) ?Que eu saiba o Terrinha mora na residência do Sallum?.
O ex-secretário contou que não achou correto ser dispensado sem ao menos uma justificativa, falou ainda que seria normal montar uma grande equipe de apoio para Moacir. ?Estou tristíssimo com o Governo Moacir. Entrou um grupo pra gerenciar e deve ter sido o Sallum que trouxe esse grupo de transição. Num é o Marco Sallum sozinho, mas esse grupo é para ajudar o Moacir que tem grandes dificuldades administrativas?.
Sobre assuntos referentes ao tempo em que esteve na administração, Amilton revelou o que ele chamou de imoralidades.
Na primeira pasta que trabalhou (Educação), Amilton disse que tudo ia bem até que lhe fizeram (Moacir) a proposta de que ele atuaria como secretário, mas não assinaria como tal. ?Quem manda sou eu, mas quem assina é ele (Geraldo Reginaldo), era o que estava combinado mas Geraldo chegou convocando reunião, então eu vi que estava fora?.
Sobre esse assinar, Amilton disse que está relacionado à Secretaria de Comunicação, pasta para a qual foi posteriormente transferido, onde não ficou mais que 20 dias.
Segundo ele, à época chegaram divulgações (panfletos) sobre a inauguração do Posto de Saúde da Vila Didi, panfleto sem ser comunicado. A mesma coisa com o Festival da Canção de Formiga (Festifor). ?E apesar de ser secretário, não fui comunicado em momento algum, até porque não havia legalidade na produção desse material, uma vez que a Prefeitura não tinha e, até hoje, não tem uma agência de publicidade para intermediar esse tipo de serviço como determina a lei?, explicou.
Durante o depoimento, Amilton disse ainda ser totalmente contra o acordo estabelecido para publicar, nos três jornais impressos da cidade, os ofícios da Prefeitura. ?Fui expurgado do governo por discordar do sistema ali implantado?.
Para ele, todo o sistema ocorre por meio de uma funcionária, que não é concursada, Aparecida Leal ?Na comunicação ficou claro, que outras pessoas mandavam no poder, essa Cida Leal deve ser investigada. Ela é funcionária do jornal diário há mais de 15 anos e nada acontece na comunicação sem passar por ela,? disse.
E continuou: ?se for olhar agora, o quanto foi gasto com essas publicações da Prefeitura até hoje, vai ver que é um valor absurdo que deve estar beirando os R$700 mil, eu era contra isso?, contou Amilton. Ele explicou ainda que um das questões que o tirou da Secretaria de Educação foi a impressão dos cadernos pedagógicos ?Formigando?. ?O dono do jornal diário ficou com raiva de mim porque eu não queria assinar para fazer o caderno, que não é de todo ruim, mas o valor estava fora da realidade?.
Mesmo não tendo falado especificamente sobre o objeto da CPI, os vereadores que a compõem prometeram investigar as irregularidades apontadas por Amilton, principalmente na Secretaria de Comunicação.
Cida Leal responde
Questionada a respeito Cida Leal, funcionária da Secretaria de Comunicação, nos enviou a seguinte nota: ?Tive conhecimento do depoimento de Amilton do Vale pela matéria do site Últimas Notícias. Não sou e nunca fui funcionária de nenhum veículo de imprensa de Formiga, conforme afirma Amilton do Vale. Apenas estagiei no jornal O Pergaminho por quatro meses, no ano de 2003, quando ainda era estudante de comunicação. Sobre os panfletos que Amilton fala, não tenho conhecimento, nunca os vi e posso afirmar que todo o trabalho realizado pela secretaria desde janeiro de 2013, está em conformidade com a lei. Vou pedir cópia das fitas em que fui citada pelo ex-secretário e, caso haja, em sua fala, qualquer coisa que me desabone, entrarei imediatamente com um processo por danos morais?.

COMPATILHAR: