A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) determinou o aumento da vazão defluente (água que sai) dos reservatórios das usinas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera, localizadas no rio Paraná, durante o mês de março, de forma a aumentar a geração de energia da usina binacional de Itaipu.

Em comunicado, a agência reguladora apontou que a medida foi alinhada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que havia indicado a necessidade de aumentar a geração de Itaipu e, com isso, ampliar o intercâmbio energético do subsistema Sudeste/Centro-Oeste para o Sul, que sofre com chuvas abaixo do esperado.

Para isso, em março a defluência em Porto Primavera deverá ser superior ao valor atual de 3.900 m³/s, enquanto a defluência de Jupiá será definida em função das vazões incrementais.

A ANA informou ainda que algumas condições deverão ser atendidas, de maneira que as medidas adotadas não prejudiquem o reenchimento dos reservatórios e os usos múltiplos da água nas regiões de cabeceira das bacias dos rios Grande e Paranaíba, que formam o rio Paraná.

Ficou determinado que as vazões médias mensais mínimas de Porto Primavera e Jupiá continuam definidas em 2500 m³/s e 3100 m³/s, nessa ordem, para o mês de março. Já em abril e maio, ficarão em 2300 m³/s e 2900 m³/s, respectivamente.

A ANA disse ainda que a operação proposta não poderá impactar no reenchimento do reservatório da usina de Ilha Solteira. O mesmo serve para os reservatórios de cabeceira das usinas de Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Emborcação e Itumbiara.

“A medida somente é possível porque o cronograma de recuperação da Hidrovia Tietê-Paraná foi antecipado pelas chuvas favoráveis observadas recentemente, o que aconteceu também nas bacias que contribuem para o armazenamento dos reservatórios”, acrescentou, em nota.

Fonte: UOL

COMPATILHAR: