A companhia farmacêutica suíça Novartis AG anunciou nesta sexta-feira (12) a produção do primeiro lote de uma vacina contra a nova gripe A (H1N1). O anúncio acontece um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado pandemia da nova gripe.

Segundo a Novartis, que fez a declaração semanas antes do esperado, o primeiro lote será usado para avaliações clínicas e pré-teste.

A vacina foi produzida em uma fábrica Novartis em Marburgo, na Alemanha. A empresa afirmou que a instalação poderá, potencialmente, produzir milhões de doses por semana. Uma segunda fábrica está sendo construída na Carolina do Norte, Estados Unidos.

A OMS declarou que, de acordo com os laboratórios farmacêuticos, as vacinas devem estar aprovadas para a venda em setembro. Diversas empresas do segmento farmacêutico trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o novo tipo de vírus influenza A H1N1.

Nível 6

O comitê de emergência da OMS se reuniu nesta quinta-feira (11) por teleconferência e decidiu aumentar o nível de alerta para o mais alto, da fase 5 para a 6, o que significa que o vírus está provocando a primeira epidemia global de gripe em 41 anos.

COMPATILHAR: