A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento Avandia, fabricado pela GlaxoSmithKline, indicado para o tratamento da diabete. A decisão foi tomada depois de avaliar que os riscos do uso do medicamento, cuja substância ativa é rosiglitazona, são maiores do que seus benefícios. A Anvisa determina também que o laboratório recolha o medicamento em todo território nacional.
Na semana passada, a agência de Vigilância Sanitária americana Food and Drug Administration (FDA) havia aprovado a restrição do medicamento por causa do risco de danos cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.O medicamento só estará disponível para novos pacientes com diabetes tipo 2, se eles não conseguirem controlar os níveis de glicose com outros métodos.
Enquanto isso, a Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) foi mais dura e informou que o produto não estará mais disponível na região ? o órgão diz que o Avandia ?deixará de estar disponível na Europa nos próximos meses?.
Estudos divulgados em junho deste ano confirmaram que o produto, fabricado pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK), aumenta o risco de problemas cardiovasculares. As chances do problema aumentam de 28% a 39%.
Os efeitos colaterais do Avandia são alvo de controvérsia desde a publicação, em 2007, de estudos que mostravam o aumento do risco de ataque cardíaco e derrame cerebral quando o medicamento era tomado.
As análises mais recentes mostraram que o remédio do laboratório britânico tem mais efeitos perigosos que seu principal concorrente, o Actos, do laboratório japonês Taketa.
Em nota, a GSK diz que ?continua acreditando que Avandia é um tratamento importante para pacientes com diabetes do tipo 2 e está trabalhando junto ao FDA e a EMA para implementar as ações requeridas. A empresa trabalhará ainda com as demais agências para se adequar a quaisquer decisões.

COMPATILHAR: