Após uma semana de calorão, com as temperaturas passando dos 30ºC, os termômetros no Sudeste devem despencar no fim de semana com a chegada de uma frente fria que vem do sul do país.
Esta sexta-feira (8) ainda vai ser de tempo quente e abafado em São Paulo e Rio de Janeiro, o que vai reforçar as chuvas intensas que chegam com a frente fria.
Especificamente para todo o estado do Rio e o sul de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo, válido da manhã desta sexta-feira (8) até a manhã de sábado (9), para chuvas e ventos intensos, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
“O tempo abafado já é por causa do calor e da umidade alta e esses são ingredientes para os temporais, reforçando o que virá com a frente fria”, diz Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
O tempo começa a mudar no fim desta tarde com possibilidade de chuva e queda das temperaturas no sábado.
O fim de semana começa com máxima de 22°C em São Paulo e de 25°C no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as máximas seguem acima dos 25°C, mas com tempo encoberto.
Chuva intensa e risco de deslizamento
O frio vem acompanhado de chuva intensa. Os órgãos de monitoramento alertam para risco de deslizamento nas regiões de serra e litorânea dos estados.
Os alertas são para o Sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, litoral Sul e Norte de São Paulo.
A frente fria se estende até domingo (10), com algumas pancadas de chuva e as temperaturas começando a subir.
“A frente fria já se afasta no domingo, o ar frio vai perder força e a temperatura já começa a subir. No litoral de São Paulo o tempo ainda fica um pouco mais fechado, com chuva a qualquer hora, mas não vamos ter registro de chuva forte”, explica o meteorologista Fábio Luengo.
Enquanto a frente fria chega ao Sudeste, o Sul deve ter uma trégua de chuva no fim de semana, com pancadas de chuvas isoladas em Santa Catarina e oeste do Paraná.
Fonte: G1