O árbitro da Federação Mineira de Futebol Ronei Cândido Alves foi homenageado durante a reunião do Legislativo nesta segunda-feira (5). A indicação foi feita pelo vereador Eugênio Vilela/PV.
O vereador destacou que a homenagem se dá pelo trabalho reconhecido, seja de pessoa, empresa ou instituição. ?Conheço o Ronei há muito tempo, desde que ele começou a carreira de árbitro ainda amador. Já apitou vários jogos nossos lá na faculdade. É um trabalho desenvolvido com amor e seriedade. Quando a Câmara homenageia alguém, é a comunidade formiguense que está homenageando?.
O árbitro agradeceu a homenagem e disse que levaria a placa para a Federação Mineira. ?Esse reconhecimento é de uma grandiosidade e isso representa muito. Há oito anos eu trabalhava na colheita de café com a minha mãe, aqui em Formiga e essa homenagem é muito válida. Espero continuar fazendo um bom trabalho e que vocês continuem com o incentivo ao esporte formiguense e regional, pois temos muitos talentos?.
Ronei Cândido Alves reside em Belo Horizonte desde 2007. Ele é filho de Sônia Gomes da Silva e Antero Cândido da Silva, tem três irmãos e convive com Jussara Oliveira Souza, há quase quatro anos, com quem tem um filho.
Além de árbitro, o homenageado trabalha como locutor de porta de loja, na condição de empregado autônomo, exercendo sua atividade em várias redes de eletrodomésticos, confecções e calçados. Ele iniciou na carreira de arbitragem em 2000, apitando amistosos no Campo do Grêmio (Campo do Macalé).
Em 2001, fez seu primeiro curso de arbitragem pela Liga Amadora de Formiga (LAF). No ano seguinte, aperfeiçoou seu trabalho em curso na Federação Mineira de Futebol. Apitando pela LAF, foi árbitro de duas finais no campeonato municipal e foi eleito por cinco vezes como o melhor árbitro da cidade.
Em 2005, Ronei Alves ingressou nos quadros da Federação Mineira de Futebol (FMF), apitando jogos da categoria de base e amador da capital e região metropolitana. Em 2008, foi eleito o melhor árbitro da Copa Integração Cidade de Belo Horizonte e, já no ano seguinte, apitou a final da Taça BH de Futebol Júnior, sendo escolhido o melhor árbitro da competição. Em 2010, ingressou no grupo um da FMF, onde estão os árbitros da primeira divisão.
A consagração do árbitro ocorreu em 2011, haja vista a sua estreia no Módulo 1 do Campeonato Mineiro. Ele esteve presente no sorteio de nove partidas, apitando quatro delas.

COMPATILHAR: