O artista de Lagoa da Prata, Heleno Nunes, mais uma vez expõe suas obras na galeria de arte da Casa de Cultura, até a próxima terça-feira (30).

Na quinta-feira (25), a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, por meio da Direção da Casa de Cultura, realizou, no local da exposição, uma dinâmica interativa com a presença do artista, que, através de oficina, apresentou as técnicas iniciais de desenho e de pintura para os admiradores e alunos da Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto e do Projeto Garoto Cidadão.

Após as orientações, que sucederam em perguntas, e ele prontamente respondeu com atenção cada dúvida do público presente. Em seguida, agraciou a todos que tiveram interesse, com uma caricatura em desenho, feito à lápis preto e em poucos minutos a obra de arte já estava pronta. As irmãs, Salete Silva Ferreira e June Riquelme Silva Cunha, que há 17 anos adquiriram três quadros dele, que contam a história do Santo São Francisco, destacaram a importância da valorização de artistas de nossa região.  

Heleno Nunes, que começou a sua trajetória artística na adolescência, cria seus trabalhos dentro da perspectiva da figura humana e traz em suas telas a representatividade forte do povo brasileiro. Ele também utiliza cores fortes, que dão o tom vivo ao imaginário do espectador. Além de já ter exposto seus quadros e desenhos em países da Europa e nos Estados Unidos, ele traz em sua essência, a simplicidade do povo mineiro. Características singular de um renomado artista.

O pintor, Arilton Carlos Martins, ressaltou as qualidades do artista. “Heleno Nunes é um artista nato, de um talento único e com características marcantes, que faz com que suas obras sejam conhecidas nacionalmente e internacionalmente. Uma pessoa simples e que se transformou completo. Importantíssimo ressaltar, que em sua explanação, foi possível perceber a importância das técnicas iniciais de qualquer trabalho artístico, ” disse.

Já o aluno da Escola Estadual Berenice de Magalhães Pinto, Diorge Ludovino, acredita que para se realizar qualquer trabalho artístico é necessário ter paciência e técnicas para imprimir o que o artista deseja. “Com as orientações de Heleno Nunes, aprendi que às vezes iniciamos um desenho e desistimos pela sua imperfeição. E, que para fazer um melhor, devemos ter a perspectiva do desenho e de sua geometria, como, por exemplo, a altura dos olhos da pessoa, dentre outras simetrias de contornos que ela apresenta, ” enfatizou.

O prefeito, Denilson Teixeira, também destaca a importância dos trabalhos de Heleno Nunes para a região. “Sempre ficamos felizes em receber os trabalhos de Heleno Nunes, principalmente pela feição que ele tem pela nossa cidade. Ele eleva o nome da nossa região e demonstra o quanto devemos valorizar o artista local. Na oportunidade, quero convidar a todos a prestigiarem esta exposição”, salientou.

 

Fotos: divulgação Prefeitura de Arcos

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: