O governo de Minas Gerais anunciou na semana passada, e reforçou nesta sexta-feira (26), a queda nos índices de violência no estado nos primeiros meses deste ano. Mas a equipe de Segurança não sabe explicar o motivo dos números. Caberá aos “estudiosos” entender o fenômeno, afirmou nesta quinta-feira o secretário de Segurança, general Mario Araújo. 

“Os estudiosos estão buscando entender esses números”, disse o secretário. “Vamos reforçar o que está dando certo e mudar o que for preciso”, completou, durante solenidade com a participação do governador Romeu Zema (Novo) e do ministro da Justiça, Sérgio Moro, no Palácio Tiradentes, sede do Executivo mineiro.

Segundo o secretário, a mensagem de que os governantes atuais são mais rigorosos já “chegou nas ruas”. “Se o indivíduo cometer crime ele tem que saber que o Estado tem condição de pegar ele e colocar em um lugar para custodiá-lo”, afirmou.

“O encarceramento é um dos motivos que explica a redução da criminalidade, não tenho dúvida”, disse Mario Araújo.

O ministro Moro analisou que ainda é cedo para entender exatamente os bons números do início do ano na queda da criminalidade. 

“São alvissareiros esses dados que temos visto em todos os estados pelo país. É prematuro saber se são números sazonais ou se representam uma tendência. Espero que seja uma tendência”, afirmou Moro.

Viaturas

Em pronunciamento, Romeu Zema citou a redução nos índices de criminalidade no primeiro trimestre e anunciou a entrega de 625 novas viaturas policiais para vários municípios mineiros na próxima semana. 

“Nosso empenho nesses 3 meses resultou na redução dos índices de crimes no Estado. Em comparação com o mesmo período do ano passado tivemos redução de 32% no número de roubos”,  pontuou. 

Zema afirmou que mesmo com a falta de recursos no caixa estadual foi possível notar avanços e, sem citar algum programa específico, elogiou a parceria entre estado e União para discutir políticas de segurança pública.

Na semana passada, o governo divulgou que foram reduzidos em 18,8% os crimes violentos nos dois primeiros meses do ano. De acordo com o Palácio Tiradentes, dos 12 crimes monitorados pela Secretaria de Segurança, 11 tiveram redução no período. 

 

 

Fonte: Estado de Minas||

COMPATILHAR: