Uma árvore da espécie Flamboyant caiu no estacionamento da Santa Casa de Caridade de Formiga na manhã desta quinta-feira (11).

Dois veículos que estavam estacionados no local foram atingidos. Ninguém ficou ferido.  

A Santa Casa já acionou o seguro e a Secretaria de Gestão Ambiental foi comunicada para a retirada da árvore.

A direção da Santa Casa relatou que irá pedir uma análise técnica da Secretaria sobre a real situação das outras árvores que se encontram no estacionamento do hospital, e as que estiverem “doentes” irá solicitar o corte delas.

Problema recorrente na cidade com grandes chances de se agravar

É óbvio que o problema que ocorreu na manhã desta quinta feita (11), no pátio de estacionamento do Hospital pode, com o agravamento das condições climáticas – aumento de chuvas e de intensidade dos ventos – se repetir em outros cantos, pois, a arborização aqui existente é composta de espécies de idade avançada e as condições das mesmas facilitam tais eventos.

Para melhor esclarecer o fato, o portal ouviu o secretário de Gestão Ambiental, Leyser Rodrigues de Oliveira

[10:28], 11/11/2021] Leyser:  A Prefeitura Municipal de Formiga informa que, assim que tomou conhecimento da queda da árvore no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia, contatou a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, que por sua vez, deslocou seus profissionais para avaliação, emissão de laudo, corte e desobstrução do espaço. Adicionalmente, um técnico fará a avaliação das demais árvores no entorno e, se necessário, providenciará as substituições por espécies mais indicadas.

A Prefeitura tem trabalhado na revitalização e reordenação de espaços públicos, a exemplo da Praça da Bomba, construção de recantos, revitalização de trechos das margens do Rio Formiga e manutenção intensiva do Parque Municipal Dr. Leopoldo Côrrea. Ainda dentro das ações de cunho ambiental, destaca-se a revitalização do Horto Florestal Osmar Soares, que emergirá com uma nova temática, integrando lazer e educação ambiental e planeja, ainda, intensificar a reurbanização de outras vias até o final de 2022.

Defesa Civil

Ouvida respeito, a Coordenadora da Defesa Civil no município, Vera Moreira, informou que dentro da programação de medidas preventivas, em conjunto com a Secretaria de Gestão Ambiental, disse que vistoriou e conseguiu o corte de dezenas de árvores mais danificadas e com risco de queda de galhos ou da própria árvore.  Sobre a Santa Casa, lembrou que o pátio é de propriedade particular, mas, as advertências são feitas aos proprietários mesmo nestes casos. Disse ainda que a defesa Civil tem feito informativos pedindo que a população evite estacionar veículos embaixo de árvores neste período em que eventos mais graves costumam ocorrer.

COMPATILHAR: