Redação Últimas Notícias 

A árvore de jequitibá, símbolo do Parque Municipal Chico Mendes (Parque do Jequitibá), caiu na tarde deste domingo (25).

A planta tem cerca de 200 anos e segundo pesquisadores, foi plantada pelo viajante e naturalista francês August de Saint Hilaire, que esteve na região entre 1816 e 1822. Saint Hilaire tinha por costume plantar um jequitibá em toda nascente que encontrava na sua caminhada em direção ao centro este brasileiro.

O jequitibá mede 5, 60 metros de circunferência na parte inferior do tronco, tem mais de 35 metros de altura e caiu, provavelmente, por falta de cuidados. Segundo informações de moradores havia muitas raízes a descoberto e a copa da árvore, pendia par a um lado, evidenciando a necessidade de poda para melhor equilibrá-la. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Vera Moreira, que esteve no local, é provável que a empresa Nordesta – Viveiro de Mudas, especializada em meio ambiente, possa vir a ser contatada na tentativa de recuperar a árvore.

 

Fotos: Divulgação

Outra provável causa da queda da árvore, pode estar ligada à existência de um vazamento  de esgoto que,  segundo moradores, escorre a céu aberto há alguns meses, sendo direcionado para o  parque.  Também na via publica há sinais evidentes de grande volume de enxurrada, igualmente carreada para o interior do parque.

 

Parque Municipal Chico Mendes

Localizado no bairro Mangabeiras, o Parque do Jequitibá foi inaugurado em 2013. Ocupa uma área de aproximadamente 14 mil metros quadrados, onde há um espaço construído com sala verde, jardim suspenso, sala para administração, cozinha e banheiros, com a utilização de materiais recicláveis paredes, telhas, aproveitamento de águas pluviais, cercamento com aproveitamento de dormentes, iluminação com pets e aproveitamento da luz solar em um cômodo, piso com aproveitamento de garrafas, etc.

O parque foi estruturado com recursos oriundos da Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA-II), por meio do Ministério Público da Comarca de Formiga em convênio celebrado com a Prefeitura.

Na gestão do ex-prefeito Moacir Ribeiro as escolas municipais e algumas estaduais programavam visitas ao parque, sendo que segundo informações de Vera Moreira que geria o parque, por lá passavam anualmente, cerca de 1.800 alunos, que recebiam informações relativas à Educação Ambiental.

A árvore caiu no momento em que o vereador Sidney Ferreira visitava o local:

COMPATILHAR: