A Secretaria de Gestão Ambiental iniciará nos próximos dias a substituição de espécies de árvores inadequadas para o Centro de Formiga.

Da espécie Fícus, elas estão localizadas na rua Toscano de Brito e na praça Olinto Fonseca e apresentaram brocas e pontos de podridão durante uma análise.

De acordo com o secretário Leyser Rodrigues Oliveira, todo corte de árvore no município passa por uma autorização prévia. “Após a solicitação chegar à secretaria, seja por avaliação técnica ou pelo cidadão comum, a árvore passa pelo processo de vistoria de um biólogo, o qual avalia o procedimento a ser adotado (poda, supressão ou substituição). É importante, ainda, frisar que essa é uma decisão do biólogo e não significa que o pedido protocolado seja atendido em sua plenitude”, explicou.

Leyser explica que a Fícus é uma espécie nativa da Ásia e não é indicada para ambientes urbanos, porque suas dimensões, quando adultas, podem alcançar mais de 30 metros de altura e copa em torno de 40 metros de diâmetro, estendendo suas raízes a até 60 metros a partir do caule. “Por não ser uma espécie exigente em termos de fertilidade do solo, barata, bonita e de fácil reprodução, essa espécie de árvore foi amplamente difundida em todo o país. Todavia, sua natureza impede a penetração da luz solar devido ao grande número de folhas, o que, aliado ao grande volume de raízes, preenche completamente o subsolo, prejudicando calçadas, praças, ruas e até residências”.

No caso das árvores que passarão pela supressão no Centro, a Gestão Ambiental informa que estudará o procedimento que será adotado após concluir todas as remoções.

A praça Olinto Fonseca deverá ser reurbanizada com espécies de porte médio/grande, mas que sejam adequadas ao ambiente público aberto, enquanto a rua Toscano de Brito levará em consideração o fluxo de automóveis e pessoas.

Todos os procedimentos de arborização empregados em Formiga seguem o Manual de Arborização da Cemig, publicado em 2011 pela Fundação Biodiversitas e está disponível para download.

 

Fonte: Decom ||
COMPATILHAR: