A pista da avenida Tereza Cristina, na altura do bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital, afundou depois do temporal de anteontem. O trânsito teve de ser interditado no local por conta do rebaixamento do asfalto e assim deverá permanecer por pelo menos um mês. Os estragos atingiram cerca de 50 m de cumprimento e as crateras abertas na pista chegam a 2 m de profundidade.
O prefeito Marcio Lacerda esteve ontem percorrendo a avenida e os pontos que sofreram com a tempestade. Ele afirmou que hoje deverá ser assinado um contrato emergencial para a reparação dos danos na altura do Carlos Prates. O prazo para conclusão da obra será definido na assinatura do documento. Ele não falou em valores.
A pista acompanha o Arrudas e o motivo dos estragos também está associado a problemas estruturantes do ribeirão. A água penetrou por baixo do arrimo do Arrudas e destruiu a base da avenida. O leito do ribeirão nesse trecho é de terra e não de concreto como em outros pontos, explicou Lacerda. Outro agravante foi o rompimento de uma tubulação da Copasa.
De acordo com o coronel Valter de Souza Lucas, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a geografia da Tereza Cristina na região contribuiu para o desastre. Nas áreas atingidas, o Arrudas fica em um fundo de vale e, sendo assim, toda a água da chuva da região escoa para aquele ponto e contribui para a enchente, explicou.
Segundo o coronel Lucas, só na primeira hora do temporal do dia 31 de dezembro, por volta das 20h, choveu cerca de 80 mm na cabeceira do rio Arrudas, em Contagem, e 70 mm na capital. Para se ter uma noção, quando chove 50 mm de água em 48 horas em uma cidade, já é sinal de alerta, disse.
Veículos que trafegarem pela avenida Tereza Cristina, sentido centro/bairro, deverão acessar um desvio no Carlos Prates em função do estrago. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que os motoristas devem acessar a rua dos Prados, virando a esquerda na rua Laurindo Rabelo e, em seguida, na rua Espinosa, para conseguirem alcançar o ponto acessível da Tereza Cristina. A previsão é de que haja retenção no trânsito.

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA