Da Redação

Na reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (17), alguns vereadores questionaram sobre uma possível transferência do serviço de fisioterapia ofertado pela Prefeitura e que atualmente é realizado na sede da Associação de Auxílio ao Deficiente Físico (Asadef) para as dependências do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG).

O jornal entrou em contato com a administração municipal e por meio de nota a Secretaria de Comunicação esclareceu que trata-se de mais uma possibilidade para a população receber atendimento fisioterápico uma vez que o Centro Universitário de Formiga agora está credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, apto a realizar atendimentos. Ou seja, a transferência de um local para o outro não ocorrerá, mas, sim um acréscimo de mais um serviço.

A administração municipal explicou ainda que os atendimentos realizados na Asadef não sofrerão alterações e que o serviço deverá ser reestruturado no próximo mês, para que se faça melhor uso dos recursos humanos que a Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado para aquele setor.

Clifor

Os agendamentos do serviço, que é ofertado na Clínica de Fisioterapia do Unifor-MG, está sendo feito desde o mês passado  na sede da Secretaria de Saúde, localizada no Edifício Vieira, na rua Dr. Teixeira Soares, 264, Centro.

A mudança ocorreu devido a um convênio firmado entre o Unifor-MG e o SUS.

De acordo com o responsável técnico da Clifor, professor André Carvalho Costa, as áreas atendidas pelo SUS e que devem ser agendadas diretamente na Secretaria de Saúde são: Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Cardiovascular; Traumatologia Ortopedia; Pós-operatório; Oncologia; Ginecologia Obstetrícia; Neuro Pediatria; Neuro Adulto. Atualmente, a clínica atende mais de seis mil pacientes por ano.

O professor destacou os benefícios no convênio firmado, pois o SUS é modelo para o mundo todo, com atendimento de aproximadamente 205 milhões de pessoas.

Os atendimentos na área de Dermato Funcional não são encaminhados via SUS, já que o serviço não é feito na clínica e sim no Laboratório de Estética do Centro Universitário.

COMPATILHAR: