Os atletas da Equipe Águia Dourada, Pierre Rocha e Fabiano Souza, se classificaram no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE 2009). As competições ocorreram entre os dias 17 e 19 de julho, no ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo.
Pierre Rocha se classificou como vice-campeão mundial na categoria faixa marrom – adulto – pesadíssimo acima de 105 quilos. Ele ganhou as três lutas antes da final: a 1ª por estrangulamento e as outras duas por chave de pé, perdendo na luta final. Na chave de Pierre, 35 competidores disputaram a vaga no pódio
Fabiano Souza se classificou em 3º Lugar do Mundial 2009 na categoria faixa preta – sênior – médio até 82.300 quilos. Ele ganhou a 1ª luta dando uma queda (Tomoe-Nague) e finalizando com chave de braço (Kimura), a 2ª luta também venceu por queda (Seoi-Nague) e por pontos, finalizando o placar de 9×0, na semifinal se classificou em 3º lugar. Na chave de Fabiano, 19 atletas de todo o mundo disputaram uma colocação no pódio.
Segundo Fabiano Souza, professor de Jiu-Jítsu da Equipe Águia Dourada, o evento contou com a cobertura da TV Bandeirantes, Sport TV e da revista X-Combat, dentre outras voltadas para lutas no mercado brasileiro e mundial. ?Fico satisfeito, depois de quase cinco anos sem participar dos circuitos de competições e ainda ter os dois joelhos sem ligamentos poder ser um medalhista no Mundial, o maior e mais disputado evento realizado no planeta. Agradeço a Deus, aos patrocinadores e a todos que acreditaram em mim? , conta.
No campeonato, os presidentes das federações esportivas foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao jiu-jítsu nacional. Fabiano Souza é também diretor da Federação de Jiu-Jítsu Esportivo de Minas Gerais (FJJE-MG) e representou o Estado na competição. Ele foi entrevistado pela Revista X-Combat, classificada como a melhor revista no mercado das lutas.
Nos sites de lutas e revistas do gênero, já está sendo divulgada a cobertura da revista X-Combat na Grande Finalíssima Estadual Mineira, que ocorrerá em Formiga, no mês de novembro. Já estão ocorrendo várias eliminatórias em todo o Estado para a grande final do Campeonato Mineiro, que será capa da revista da edição de novembro.
No próximo final de semana (dias 25 e 26) o campeonato contará com a modalidade infanto-juvenil A e B, faixas brancas e coloridas de 12 a 15 anos. O aluno Natã Teixeira, da Academia Águia Dourada, irá representar a cidade de Formiga no peso meio pesado até 65 quilos, na faixa colorida até 15 anos, e o aluno Santiago Batista no peso pesado até 73 quilos, faixa colorida até 15 anos.

Comentários
COMPATILHAR: