O que parecia fácil, não se refletiu na prática. Depois de abrir o placar com 3 a 0 em 30 minutos, o Atlético deixo o Danubio/URU fazer dois gols e, com a vitória de 3 a 2, se garantiu na terceira fase prévia da Copa Libertadores.
O time mineiro assegura a vaga na próxima fase devido à soma dos placares. No jogo de ida, ocorrido em Montevidéu, os times empataram em 2-2. No agregado 5 a 4 para o Galo.
Os gols
O primeiro gol alvinegro saiu com Luan aos 14 minutos. O segundo coube a Ricardo Oliveira que sofreu pênalti e converteu aos 25 minutos. Mais dois minutos e Pastor fez o terceiro do Galo.
Em cobrança de pênalti, o Danubio descontou aos 46 minutos da primeira etapa, Siles fez o segundo do time uruguaio.
Atuação do árbitro
O árbitro argentino Patricio Loustau cometeu alguns erros técnicos na partida e distribuiu cartões, a maior parte deles para atleticanos. Ele assinalou dois pênaltis no jogo. O de Cristóforo em Ricardo Oliveira mostrou-se acertado. O de Patric em Onetto, o atleticano levou demais a perna dentro da área e o árbitro poderia assinalar falta em dois lances.
Próximos adversários
Sábado (16) o Atlético tem compromisso pelo Campeonato Mineiro, contra o Tupi, às 19h, no Independência. O Galo deve jogar com os reservas já que, no próximo meio de semana, o alvinegro faz o primeiro jogo da terceira fase da Libertadores .
O próximo adversário do Atlético é o Defensor, também do Uruguai. O clube é, ao lado do Danubio, do qual é rival, a terceira equipe com mais títulos no Campeonato Uruguaio, com quatro conquistas (1976, 1987, 1991, 2007/08). Apesar disso, o clube é considerado modesto e fica distante dos grandes Peñarol, que tem 50 títulos nacionais, e Nacional, que conquistou 46.
O Defensor entrou na Libertadores como o clube de segunda maior pontuação da temporada 2018 do futebol uruguaio, excluindo o campeão Peñarol e o vice Nacional. Dessa forma, entrou na primeira fase da competição. Na etapa inicial, venceu o Bolívar fora de casa por 4 a 2. Na volta, no Uruguai, perdeu por 3 a 2.
Na segunda fase, o Defensor perdeu os dois jogos, mas se classificou. Na partida de ida, o Barcelona do Equador venceu por 2 a 1, em Montevidéu. O resultado, entretanto, se transformou em 3 a 0 a favor dos uruguaios por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A volta foi disputada na noite dessa terça-feira (12), em Guayaquil. O Barcelona ganhou de novo. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente para inverter o 3 a 0 da ida.
Datas
As partidas da terceira fase serão disputadas nas duas próximas semanas, com datas ainda não definidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Os jogos de ida estão previstos para os dias 19, 20 e 21. Os de volta, entre 26 e 28. Por estar melhor posicionado no ranking da entidade, o Atlético será o mandante do segundo duelo.
Fonte: O Tempo/Esporte Uol ||