No dia 25 de março de 1908, 22 estudantes de Belo Horizonte se reuniram no coreto do Parque Municipal, no coração da capital mineira, para fundar o Clube Atlético Mineiro. A primeira sede do clube foi o porão da casa de um dos fundadores, e o primeiro campo tinha 70 metros de comprimento por 30 de largura, marcas bem inferiores às medidas oficiais.

Aos 103 anos, Galo tem 40 títulos de campeão mineiro:
O jogo de estreia foi contra o Sport, também de Belo Horizonte, e o Athletico Mineiro Football Club, nome do clube na época, venceu por 3 x 0, com gols de Aníbal, Zeca e Mário. O Atlético-MG foi crescendo e ganhando popularidade e, em 1915, se tornou o primeiro campeão estadual em Minas Gerais.
Nesta sexta-feira (25), o Galo, apelido que só surgiu nos anos 1940, completa 103 anos de existência. É difícil pensar que aqueles 22 estudantes do Parque Municipal pudessem imaginar a grandeza do que estavam criando. Hoje, o clube tem o melhor centro de treinamentos do Brasil, tem mais títulos do Campeonato Mineiro, com 40 títulos, e possui o que muitos chamam de seu maior patrimônio: uma legião de mais de cinco milhões de torcedores fanáticos.

Ídolos
O Atlético-MG sempre foi marcado pela garra com que disputa as partidas. Para ser ídolo da torcida atleticana, o jogador tem que ter esse perfil. Foram muitos ao longo desses 103 anos do clube, uns com mais técnica, outros com toque de bola mais refinado. Mas o certo é que todos eles se doavam ao máximo dentro do campo, jogando com muita raça e dedicação. Se não for assim, a torcida não perdoa.
Ao longo dos anos, vários jogadores conquistaram a torcida do Galo. Reinaldo, Kafunga, Mário de Castro, Ubaldo, Said, Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Marques e Luizinho são os maiores exemplos.

Conquistas
Além dos 40 títulos do Campeonato Mineiro, o Galo se orgulha de ter sido o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, nos moldes como é disputado hoje. Em 1971, um gol de Dadá Maravilha sobre o Botafogo calou o Maracanã e deu ao Atlético-MG o título mais importante de sua história.
Em 1937, o Galo foi campeão dos campeões estaduais, ao vencer um quadrangular com Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES. O clube também já conquistou duas copas Conmebol, em 1992 e 1997, além de vários torneios internacionais, como o tradicional Ramon de Carranza, na Espanha.

Patrimônio
Após vários anos com dificuldades em conseguir um bom lugar para as atividades do time profissional, com treinamentos nas sedes campestres do clube e em campos de várzea nas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, o Atlético-MG inaugurou a Cidade do Galo, em Vespasiano, a 27 quilômetros da capital. No ano passado, um estudo da Universidade Federal de Viçosa, em parceria com o SporTV, apontou o CT como o melhor centro de treinamentos do Brasil.
Dois anos antes, em junho de 2008, a Cidade do Galo recebeu a Seleção Brasileira, que se hospedou e se preparou no local para o jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
O Galo tem também, além de sua sede social, no tradicional bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, dois clubes sociais e um shopping center, que terá sua administração total a partir de 2026.

Time
O Atlético-MG foi um dos times que mais investiram para a temporada 2011. Foram contratados nada menos que 13 reforços. Nomes como Richarlyson, Magno Alves, Jobson, Toró, Leonardo Silva e Guilherme se juntaram a Réver, Ricardinho e Daniel Carvalho, o que dá ao Galo um dos melhores plantéis do Brasil.
O time luta pelo bicampeonato mineiro e pela inédita conquista da Copa do Brasil, para voltar a participar da Taça Libertadores, competição que o clube não disputa desde o ano 2000.

Comemorações
O Atlético-MG não preparou nenhuma grande festa para a comemoração dos seus 103 anos. A programação oficial do clube prevê apenas um culto ecumênico na Catedral da Boa Viagem, localizada na região central de Belo Horizonte.
O presente para a torcida, entretanto, ainda não chegou. O presidente Alexandre Kalil promete trazer mais um grande jogador para reforçar o elenco. Nomes como Adriano, Diego, Taison e Cleiton Xavier são especulados. O anúncio pode ser feito ainda nesta sexta-feira. Então, é bom a torcida ficar de olho no Twitter do presidente, que é onde ele anuncia os reforços, enquanto estiver comemorando os 103 anos do clube.

COMPATILHAR: