A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai denunciar o Atlético devido aos atos de violência ocorridos durante a final da Copa do Brasil, disputada na Arena MRV e vencida pelo Flamengo. O órgão também pretende pedir a interdição do estádio até que ocorra o julgamento, alegando falhas na segurança. A denúncia será baseada nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevêem punições como multa, perda de mando de campo e interdição do local.

Conforme o artigo 211, o clube pode ser multado em até R$ 100 mil e ter seu estádio interditado caso não assegure a infraestrutura necessária para a segurança dos eventos. Já o artigo 213 estabelece punições de até dez jogos sem mando de campo e multa de até R$ 100 mil caso o clube não previna desordens, invasões e o lançamento de objetos ao campo, como os ocorridos no jogo.

O árbitro Raphael Claus registrou na súmula incidentes com laser no rosto do goleiro adversário e explosões de bombas próximas aos jogadores em vários momentos da partida. Entre as situações relatadas, uma bomba lançada pela torcida do Atlético atingiu o fotógrafo Nuremberg José Maria, de 67 anos, que precisou de cirurgia após ferimentos no pé.

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um inquérito para investigar o caso, ampliando as investigações sobre a responsabilidade dos envolvidos nos atos violentos.

 

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPARTILHAR: