A temporada 2024 caminha para o fim, com a reta final do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Com o encerramento do ano, o Atlético terá que preocupar com um fato em meio ao planejamento para 2025: a permanência ou não de alguns atletas.
Isso porque cinco jogadores estão em fim de contrato e têm situação incerta para o ano que vem. São eles: Alan Kardec, Bruno Fuchs, Eduardo Vargas, Mariano e Robert Santos.
A Itatiaia fez um balanço do momento de cada um neste momento. Um fato é comum entre eles: todos são reservas da equipe do técnico argentino Gabriel Milito.
Alan Kardec
No Atlético desde junho de 2022, o experiente centroavante de 35 anos tem passagem marcada por lesões. Isso reflete no número de jogos e gols: 44 partidas e somente três tentos anotados.
Em 2024, Kardec chegou a ser considerado fora dos planos, mas depois retomou o posto de opção para Milito. A falta de confiança no centroavante fez com que o Atlético contratasse, em agosto, o atacante Deyverson.
Bruno Fuchs
No segundo ano no Atlético, o zagueiro Bruno Fuchs, de 25 anos, está emprestado pelo CSKA Moscou-RUS. Fuchs era tido como titular, mas perdeu espaço após as contratações de Lyanco e do paraguaio Junior Alonso para a zaga.
Fuchs fez 39 jogos em 2024, sendo 35 como titular. O contrato com os russos vai até o fim de junho de 2026.
Eduardo Vargas
Experiente atacante chileno, Eduardo Vargas, de 34 anos, vive entre o amor e o ódio com a torcida do Atlético. No clube desde 2020, o “Turbo Man” foi importante em diversos títulos, inclusive nos anos de 2021 e 2022, mas desde 2023 tem sido preterido.
Em 2024, Vargas teve lampejos e fez seis gols em 30 jogos, sendo 24 como reserva. O atacante da Seleção Chilena segue como incógnita, mas já marcou época com a camisa do Galo.
Afinal, foram 159 jogos pelo Atlético ao todo, com 30 gols, 14 assistências e sete títulos, entre eles um Campeonato Brasileiro e um Copa do Brasil, ambos em 2021.
Mariano
Da mesma “leva” de Vargas, o lateral-direito Mariano, de 38 anos, está na segunda passagem pelo Galo e também fez história pelo clube, com os sete títulos no currículo como atleticano.
Contudo, o jogador é pouco utilizado por Milito, o que indica uma tendência pela saída em 2025 – 18 jogos, sendo 11 como titular. A aposentadoria do experiente defensor a partir do ano que vem é um desfecho possível.
Robert Santos
O jovem meia de 21 anos tem contexto diferente dos demais. Robert está emprestado pelo Athletic desde março até o fim do ano, e o Galo tem opção de compra.
Contudo, o jogador atuou somente duas vezes e luta por novas oportunidades para seguir no clube.
Atlético
Antes de colocar a temporada 2025 no papel, o Galo foca nas decisões de 2024. O time está nas semifinais de Copa do Brasil e Copa Libertadores e tenta melhorar a classificação no Campeonato Brasileiro.
O Atlético entrará em campo novamente contra o Fortaleza. As equipes se enfrentarão às 21h45 (de Brasília) de quarta-feira (16), na Arena Castelão, na capital do Ceará, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Itatiaia