Criado para estudantes de baixa renda, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a mais de 380 mil alunos no país, acabou beneficiando até quem tem carro de luxo. A denúncia é do Tribunal de Contas da União.
Na primeira auditoria feita no programa, o tribunal descobriu irregularidades que apontam, por exemplo, que 39 estudantes da Bahia, São Paulo e Distrito Federal têm bolsa e também carro de luxo, que valem mais de R$ 90 mil. No total, existem indícios de ilegalidades praticadas por quase 31 mil estudantes.
Segundo TCU, há 1.700 bolsistas donos de carros novos e 3.561 já têm curso superior, o que é proibido pelas regras do ProUni. Além disso, 23.100 têm renda familiar acima do que é permitido pelo programa.
A estudante Juliana só está em uma universidade particular porque conseguiu uma bolsa do ProUni. O ProUni veio como uma solução e uma realização de um sonho, porque estava difícil e eu não tinha condições realmente de pagar uma faculdade.
A partir de agora, o Ministério da Educação vai ter que enviar fiscais pessoalmente às instituições de ensino para verificar se os recursos do programa estão sendo bem aplicados.
Segundo o ministério, se forem comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU, o estudante será desligado do programa. Além disso, afirma que notificou nove universidades.
Veja mais informações no infográfico

COMPATILHAR: