O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (30) que o Governo Estadual receberá doações diretamente de qualquer país sem passar pela diplomacia brasileira. 

A informação divulgada nesta tarde ocorre após o governo de Jair Bolsonaro (PL) barrar ajuda humanitária oferecida pela Argentina para auxiliar em cidades baianas atingidas por fortes chuvas. Ao menos 24 pessoas morreram até o momento e milhares estão desabrigadas. 

“A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, disse o governador Rui Costa. 

O governador afirmou ainda que a situação calamitosa faz com que todo tipo de ajuda seja necessária para às cidades.

“Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento”, afirmou em sua conta no Twitter.

Mais cedo, Bolsonaro afirmou que o governo recusou ajuda dos argentinos porque as Forças Armadas estavam realizando o trabalho oferecido. 

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: