Entre os dias 15 e 18 deste mês, foi realizado em Bambuí o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O município encontra-se em situação de médio risco de epidemia.

Foram analisadas 32 amostras, das quais 24 foram constatadas positivas para o Aedes aegypti e/ou Aedes albopictus ambos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O LIRAa tem como objetivo fornecer dados a respeito das porcentagens de imóveis positivos, depósitos positivos e tipos de depósitos predominantes.

De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a grande maioria dos focos está nas residências e em depósitos do tipo B, que são depósitos móveis como vasos e pratos de plantas e bebedouros de animais. Ou seja, podem facilmente ser removidos ou eliminados, evitando assim que se tornem criadouros.

O Departamento de Endemias reforça que apesar de não ter constatado alto índice de infestação, é preciso redobrar a prevenção. O município já tem casos confirmados de dengue e chikungunya, e casos suspeitos de dengue em investigação.

Por isso, é de extrema importância que a população esteja sempre atenta às suas residências, tomando medidas simples como: verificar em seu quintal se há recipientes que possam acumular água, manter o quintal sem entulhos, certifique se a caixa de água está fechada com tampa adequada, deixar garrafas sempre de boca para baixo, encher de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas e não jogue lixo em terrenos baldios.

Os agentes de endemias têm realizado o trabalho constante de visitas aos imóveis, mas somente com a conscientização e ajuda da população pode evitar que ocorra uma epidemia de dengue e outras arboviroses causadas pelo Aedes aegypti.

Fonte: Tapiraí TV

COMPATILHAR: