A Banda de Latas, da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, está fazendo sucesso. Os alunos estão na mídia local e regional, agora são destaque também no blog do governo do Estado. A matéria com o título Banda de latas eleva autoestima de aluno, enfatiza que, em Formiga, interior de Minas, alunos aprendem a tocar com instrumentos de sucata.
Leia a integra da matéria publicada no blog:
Engana-se quem pensa que guitarra, baixo e bateria são essenciais para uma banda se formar. Em Formiga, latas, garrafas de plástico, bambu e outras sucatas substituem os tradicionais instrumentos.
A ideia inicial foi do prefeito de Formiga, Aluísio Veloso, que tomou conhecimento de um projeto semelhante, realizado no interior do Ceará. O professor de Educação Musical, Alex Arouca, foi convidado para comandar o projeto, que teve início no começo do ano letivo de 2009.
Os alunos da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, onde Alex leciona, foram os escolhidos para compor a banda. Escolhi essa escola pela necessidade que os alunos tinham de desenvolver a concentração, elevar a autoestima e promover a socialização. E também por se tratar de uma escola localizada na periferia da cidade, e que atende a uma comunidade muito carente, conta o professor.
O projeto, chamado Banda de Latas: Aprendendo com o Ritmo, é uma ótima oportunidade de iniciar os alunos no mundo musical. Todos participam das atividades rítmicas preparátorias para a banda. Para os ensaios, realizados uma vez por semana, são escolhidos alunos que se destacam não só no desempenho musical, mas também de acordo com o comportamento e resultados em todas as disciplinas , explica Alex.
Quando há apresentações, os ensaios são intensificados. A Banda de Latas já se apresentou em alguns eventos, como o FENAC (Festival Nacional da Canção), na etapa de Formiga, e também no Seminário Internacional da Educação, onde tocaram o Hino Nacional Brasileiro.
A Banda já ganhou tema musical, criado em parceria com o compositor formiguense Alessandro Teixeira. A música fala do orgulho em participar da Banda de Latas, evidenciando a importância da reciclagem. Segundo Alex Arouca, os resultados foram muito satisfatórios e a expectativa é de que o projeto cresça cada vez mais

Comentários