Redação Últimas Notícias

Pelo quinto mês consecutivo a bandeira tarifária de energia elétrica será vermelha. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a repetição da bandeira que ocorre desde o mês de junho deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A bandeira tarifária vermelha (patamar 2) tem o custo adicional na conta de luz de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Economia

Com a cobrança no patamar 2 é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combater o desperdício de energia. Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; selecionar a temperatura morna no verão; verificar as potências do chuveiro e calcular o consumo, são algumas opções para economizar com o chuveiro elétrico.

No que se refere ao ar condicionado, é importante não deixar portas e janelas abertas em ambientes em que tenha o aparelho. Além disso, é preciso deixá-los com os filtros limpos e diminuir ao máximo o tempo de utilização.

Já a geladeira é importante só deixar a porta aberta o tempo que for necessário; regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções; nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira e sempre deixar um espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar roupas.

Outra dica é o aproveitamento da iluminação natural, utilização de lâmpadas econômicas e apagar a luz cada vez que sair de um cômodo.

Um dos vilões no gasto de energia é o ferro de passar. Então os especialistas alertam que deve-se juntar várias roupas para passar tudo de uma só vez; outra boa dica é separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura.

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: