Após nove meses em construção e com menos de uma semana em uso, o banheiro público da praça Ferreira Pires já foi alvo de vandalismo.
De acordo com um dos comerciantes da praça, responsável pela vigia, limpeza e manutenção do local, na manhã de terça-feira (20) quando foi abrir o banheiro para que a população pudesse usá-lo percebeu que a porta estava amassada e continha marcas de pontapés.
Ao tentar abrir a porta, que ficou emperrada, o comerciante se deparou com os azulejos, que ficam ao lado do batente da porta, quebrados. Como se não bastasse, a pessoa que tentou arrombar urinou do lado de fora do banheiro.
Imediatamente, o responsável pelos banheiros comunicou a Prefeitura sobre o caso, mas até às 17h, de quarta-feira (21), nenhum funcionário compareceu ao local para tomar providências.
Vazamento de esgoto
No momento em que a equipe do portal esteve na praça Ferreira Pires, os comerciantes locais reclamaram de um outro problema: um vazamento de esgoto próximo aos hotéis que ficam no entorno da praça.
Os comerciantes informaram que o vazamento ocorre a cerca de um ano e meio e que funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), estiveram no local, mas não fizeram nada para sanar o problema. ?Ligamos diversas vezes no Saae reclamando do vazamento, alguns funcionários estiveram aqui olharam e foram embora, o problema já dura um ano e meio. Isso é uma vergonha, o vazamento fica em frente a dois hotéis que recebem turistas diariamente, que exemplo de cidade mostramos para quem vem de fora??, disse um comerciante.
A redação entrou em contato com a Secretaria de Comunicação para obter informações sobre quais as providências serão tomadas em relação ao ato de vandalismo no banheiro da praça e por qual motivo os reparos no esgoto ainda não foram feitos. Referente ao ato de vandalismo a Prefeitura enviou a seguinte nota:
?Sobre o ato de vandalismo, a Prefeitura de Formiga vai acionar a Polícia Militar para que seja registrado um Boletim de Ocorrências e sejam tomadas as devidas providências. Além disso, vai solicitar à PM que intensifique a vigilância naquela região. Mais uma vez, a Prefeitura de Formiga repudia este tipo de ato contra o patrimônio público, numa obra que acabou de ficar pronta?.
A Secretaria informou ainda que o problema no vazamento de esgoto está sendo verificado junto ao Saae.
Nota da redação:
O banheiro público continua sendo limpo, vigiado, aberto e fechado por um cidadão ? comerciante da região ? que presta estes serviços, segundo a Prefeitura espontânea e gratuitamente.
De acordo com matéria já publicada no portal, lembramos que: enquanto usuários de banheiros públicos tiverem que se submeter a horários de funcionamento de acordo com a vontade de quem cuida do mesmo, estaremos correndo o risco de repetição de fatos lastimáveis como este. Será que o município de Formiga não pode arcar com um funcionário para manter o tal equipamento aberto e em funcionamento o dia todo? É claro que não apoiamos vandalismo de qualquer espécie mas também não podemos cerrar olhos para uma aberração como esta. Diz um antigo ditado: ?quem não tem competência, não se estabeleça!?. Parece-nos ser este o nosso caso.

COMPATILHAR: