Um bebê de 1 ano e seis meses foi internado no Centro Materno Infantil do Hospital Municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, com suspeita de varíola dos macacos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, a internação ocorreu nesse domingo (31) e a criança teve contato com a avó que esteve em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, cidade onde há um caso da doença confirmado.

“A criança está estável e recebeu alta hoje pela manhã. Segue em isolamento domiciliar e sendo acompanhada pela Unidade Básica de Saúde de referência. Reforçamos que é caso suspeito e aguarda resultado de exames”, informou a assessoria de imprensa da prefeitura de Contagem.

Se for confirmado, este será o primeiro caso da doença em criança em Minas Gerais. Atualmente, o Estado tem 63 casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), até esta segunda-feira (1). Há ainda outros 107 casos descartados, 142 em investigação e dois casos classificados como prováveis. Um paciente de 41 anos morreu com a doença na última quinta-feira (28).

Todos os pacientes confirmados para a doença têm entre 21 e 55 anos e estão em boas condições clínicas. “Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Há 3 casos suspeitos internados para cumprir isolamento’, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SES-MG).

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: