O papa Bento XVI anunciou nesta sexta-feira (06) a nomeação de 22 novos cardeais da Igreja Católica. Os sacerdotes serão recebidos em um consistório marcado para o dia 18 de fevereiro, cerimônia na qual 22 clérigos serão elevados ao posto de cardeal. Entre eles, 18 têm menos de 80 anos e, portanto, terão direito a voto na ocasião de um novo conclave, a eleição de um novo papa após a morte de Bento XVI.
Entre os sacerdotes escolhidos está o arcebispo emérito de Brasília, João Braz de Aviz, de 64 anos, que assumiu há um ano a liderança de uma das Congregações do Vaticano. João de Aviz nasceu em Santa Catarina e já ocupou a chefia das dioceses de Vitória, Ponta Grossa e da arquidiocese de Maringá.
Além do brasileiro, também estão na lista o arcebispo de Nova York e sacerdotes de países como Canadá, Espanha, China, Alemanha, Portugal e Espanha. Desde o pontificado de Paulo VI, entre as décadas de 1960 e 70, o número de cardeais com direito a voto em conclave foi definido em 120. Além deste, Bento XVI já convocou outros três consistórios, as cerimônias de posse dos novos cardeais, em 2006, 2007 e 2010, criando outros 62 cardeais, dos quais 50 são eleitores em um futuro conclave.

COMPATILHAR: