O surto de meningite tipo C, também conhecida como doença meningocócica, que atinge a Costa do Sauípe (BA), ainda não chegou a Minas Gerais segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A SES informou que o surto parece ser localizado e que o número de casos da doença em Minas se mantém estável. Dados da secretaria apontam que no primeiro trimestre de 2011 foram registrados cinco mortes e outros 27 casos confirmados da doença. No mesmo período de 2010, 21 casos foram registrados com quatro mortes.
Mas a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte está preocupada e a Vigilância Epidemiológica está em alerta. Até o momento não foi registrado nenhum caso suspeito da doença em pessoas que foram à Costa do Sauípe (BA) e retornaram a Belo Horizonte, mas a secretaria recomendou que qualquer pessoa que tenha ido recentemente à região do surto procure um centro de saúde caso apresente os sintomas da doença. O número de casos registrados em 2011 na capital foi de 17, de janeiro até o final de agosto, contra 21 em todo o ano de 2010.
De acordo com a SES, a meningite tipo C é uma doença endêmica, ou seja, é recorrente e é registrada durante o ano todo. Para fins epidemiológicos, é possível observar uma média histórica no Estado, com números variando entre 1.100 e 1.400 casos por ano.
A doença
A meningite é um quadro infeccioso das membranas que envolvem o sistema nervoso central, chamadas de meninges, e é causada por vários agentes como vírus, bactérias e fungos. Já a meningite tipo C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo, do grupo C.
Segundo o clínico geral Bernardo Cardoso, os sinais e sintomas da doença variam com a idade, duração e resposta do paciente à infecção. Em crianças de até nove meses deve-se suspeitar da doença quando houver febre, irritação ou agitação, vômitos, desinteresse pela alimentação ou amamentação e fontanela (moleira) inchada. Já em crianças maiores e adultos, os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, letargia, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo. O médico alertou ainda para a possibilidade de convulsões, principalmente em crianças.
Bernardo Cardoso explicou ainda que a transmissão ocorre de pessoa para pessoa por via aérea e as crianças estão mais expostas à doença. O risco de adoecer diminui com a idade, as crianças menores de 5 anos de idade são as mais vulneráveis.
Segundo informações da SES, as meningites pneumocócica e meningocócica podem ser prevenidas por meio de vacinação, oferecida pelo sistema público de saúde para crianças de até dois anos. Após essa idade, a vacina pode ser adquirida em clínicas privadas. Em caso de surtos ou contato com pessoas infectadas, o clínico geral recomenda utilizar máscaras, lavar sempre as mãos e evitar locais com grande aglomeração de pessoas e mal-ventilados.
Surto
Na Costa do Sauípe (BA), três funcionários de um complexo hoteleiro morreram após contrair meningite tipo C na semana passada, e outras quatro pessoas foram internadas com a doença, uma delas em estado grave.
Em reunião realizada na terça-feira (13), o governo da Bahia e empresários do setor hoteleiro do litoral Norte do Estado decidiram antecipar o plano de vacinação dos trabalhadores dos hotéis e pousadas da região contra a meningite.
No último domingo (11), a meningite tipo C fez outra vítima, mas dessa vez em São José do Rio Preto (SP). Amanda Camargo Conceição, de 6 anos de idade, morreu com os sintomas da doença. E na segunda-feira (12), um homem de 34 anos teve a doença confirmada e foi internado em estado grave.
Apesar disso, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto informa que não se trata de um surto ou de aumento descontrolado dos casos da doença, que em 2010 contaminou dez pessoas na cidade.

COMPATILHAR: