A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira (21) o balanço de homicídios de janeiro a 20 de dezembro de 2012. A capital mineira registrou, em média, 54 assassinatos por mês, o que representa quase duas mortes por dia.
A região Centro-Sul teve o maior aumento no número de assassinatos, com variação de 17,31% em relação ao mesmo período do ano passado. A violência também cresceu na região Noroeste (16,7%) e em Venda Nova, com alta de 8,7%.
De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), de forma geral, a incidência de homicídios caiu no decorrer de 2012. No primeiro trimestre houve alta de 18,7% em relação ao mesmo período de 2011. Ainda de acordo com a PM, a maior parte dos crimes ocorreu nos fins de semana (34,9%). Ao todo, 92% dos autores de homicídios foram praticados por homens.
Durante a apresentação dos dados, as polícias militar, civil e demais órgãos do Sistema de Defesa Social de Minas, com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, fizeram um chamamento aos cidadãos belorizontinos para que participem da Força Tarefa de Proteção à Vida. O desafio é intensificar ações e operações de combate ao crime de homicídios e aumentar o número de denúncias relacionadas a assassinatos. Para se ter uma ideia, das 1.015 denúncias recebidas neste ano pelo Disque-Denúncia 181, apenas nove foram relacionadas a homicídios.
As estratégias de atuação integrada:
– Operações conjuntas com intensificação das batidas policiais em áreas de risco;
– A ocupação de bocas de fumo;
– Cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão;
– Distribuição de 20 mil panfletos nas áreas de risco, em templos e igrejas, bares e pontos comerciais, locais estratégicos que propiciem uma maior envolvimento das pessoas em apoio ao trabalho das polícias;
– Mobilização e orientação à população através das patrulhas sonorizadas que atuarão antes e após as operações policiais;

COMPATILHAR: