A Biblioteca Pública Doutor Sócrates Bezerra de Menezes fará até o dia 15 de julho, a exposição das obras de Guimarães Rosa, renomado escritor mineiro, em comemoração a seu centenário.
A Biblioteca faz exposição dos livros de Guimarães Rosa e apresenta a sessão de periódicos, que trazem maiores informações sobre o autor.
Guimarães Rosa é o autor do livro ?Grande Sertão: Veredas?, que está incluído na lista das 100 maiores obras da humanidade.
Para maiores informações, basta entrar em contato com a Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes pelo telefone 3322-5536 ou comparecer na Praça São Vicente Férrer.
Guimarães Rosa<´b>
João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG), no dia 27 de junho de 1908 e morreu dia 19 de novembro de 1967.
Estudou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde começou a estudar com 16 anos. Guimarães Rosa era poliglota, falava português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto e um pouco de russo.
Começou a escrever em 1929, ainda estudante, quando escreveu quatro contos: Caçador de camurças, Chronos Kai Anagke (título grego, significando Tempo e Destino), O mistério de Highmore Hall e Makiné para um concurso promovido pela revista O Cruzeiro.
Sua primeira obra foi Magma, um livro de poemas, com o qual ganhou o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras, em 1936. Sua obra mais conhecida é Grande Sertão: Veredas, que foi lançado em 1956 e é considerado uma das 100 maiores obras da humanidade.
Três dias antes de sua morte, em 1967, Guimarães Rosa assumiu o cargo de presidente da Academia Brasileira de Letras.
[i]Quando escrevo, repito o que já vivi antes.
E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente.
Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo
vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser
um crocodilo porque amo os grandes rios,
pois são profundos como a alma de um homem.
Na superfície são muito vivazes e claros,
mas nas profundezas são tranqüilos e escuros
como o sofrimento dos homens.[/i]
Guimarães Rosa