O mês de maio é marcado por uma das datas mais importantes da história do país. Foi no dia 13 de maio de 1888 que a princesa Isabel assinou a lei que colocou um fim ao período de escravidão no Brasil. Nomeada como Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), a Abolição da Escravatura completa 126 anos neste ano.
Para celebrar essa data, a Biblioteca Municipal Dr. Sócrates de Bezerra Menezes está realizando a exposição ?Escravidão: acabou??. Montada no dia 13 de maio, a mostra, que vai até início de junho tem como objetivo fazer uma relação entre a Abolição da Escravatura e a escravidão atual.
A mostra traz livros didáticos e informativos sobre a Lei Áurea e a escravidão. De acordo com a bibliotecária, Gislene Aparecida Santana Pinto, o tema da exposição é uma pergunta justamente para que o leitor faça uma reflexão. ?A Lei Áurea foi assinada em 1888, mas será que somos realmente livres hoje? Com o desenvolvimento, o capitalismo e a tecnologia, nós viramos escravos da internet, televisão, trabalho, do dinheiro etc?, comentou Gislene.
A exposição está montada na seção de empréstimo da biblioteca e as obras estão à disposição dos sócios. Para os interessados em se tornar sócio da biblioteca, o valor da carteirinha é R$ 5, basta levar o RG e um comprovante de residência. A carteirinha fica pronta na hora e o associado pode levar três livros.
Biblioteca Municipal Osório Garcia
A Biblioteca Municipal Osório Garcia, no bairro Ouro Negro, recebeu mais uma doação de DVD?s da Agência Nacional de Cinema (Ancine). São 114 d DVD’s de filmes brasileiros entre as categorias infantil, clássicos da literatura, comédia, romance, suspense e documentário.
De acordo com a bibliotecária Vanessa Leal, os filmes já estão disponíveis para empréstimo. A biblioteca adquiriu também mais um computador. Agora o órgão conta com quatro monitores, à disposição da população.
A biblioteca atende os leitores dos bairros Ouro Negro, Água Vermelha, Santa Cruz, Maringá, Mangabeiras, Chapada e adjacentes além dos leitores de outros bairros.
Para os interessados em realizar empréstimos do acervo da biblioteca e utilizar a internet, o valor da carteirinha é R$5, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A biblioteca está localizada na rua Alfa, 59, bairro Ouro Negro.
Os funcionários da biblioteca convidam a toda população para conhecer o acervo do órgão

COMPATILHAR: