Tive uma imensa oportunidade de morar em Bariloche, Argentina, no ano de 2010, quando iniciaram as comemorações do Bicentenário da libertação e da construção da Argentina como nação e povo em 25 de maio, a revolução demorou 6 anos, sendo declarada a república em 9 de julho de 1816.

Nos dias 23 e 24 de maio, com alguns colegas do INPE, aproveitamos o longo feriado e fomos ao Chile ver um vulcão que tem um nome difícil de memorizar. Como chovia muito, mudamos os rumos para o Oceano Pacífico. Fiquei marcado por uma praça em Osorno que tinha uma estátua de touro (como o de Nova York), um Banco Itaú de um lado e um restaurante muito bom do outro, onde conheci a iguaria guacamole.

No dia 25, às 9h, fui acordado pelo som da fanfarra iniciando os festejos da revolução. Tirei algumas fotos através da janela de meu apartamento defronte o Centro Cívico, troquei-me e fui participar do evento. Estava muito frio, mas isso não intimidou os argentinos neste momento cívico importante, afinal, muitos morreram para a liberdade deles. Na TV, a cerimônia oficial contou com Evo Morales, presidente da Bolívia e Hugo Chaves, da Venezuela, que, inclusive, cantou o hino da Argentina de memória, como se fosse um argentino.

Se a memória não falha, em 29 de maio, a Embraer entregou os dois primeiros E-190 à Aerolíneas Austral, recebido pela própria presidente argentina Cristina Kirchner e transmitido o dia todo pela televisão, nenhum brasileiro valorizou tanto a Embraer como os argentinos.

A Argentina foi ocupada por seres humanos há cerca de quatro mil anos segundo vestígios encontrados ao sul da Patagônia. A primeira viagem europeia à região aconteceu em 1502 com o português Gonçalo Coelho e Américo Vespúcio. Em 1512, João de Lisboa e Estevão de Fróis descobriram o Rio da Prata. A história escrita começou com os registros do cronista da expedição de Juan Díaz de Solís em 1516. Em 1536, Pedro de Mendoza fundou um assentamento em Buenos Aires, abandonado em 1541.

Depois, em 1580, Juan de Garay refundou a colônia. Em 1776, a coroa espanhola criou o Vice-Reino do Rio da Prata, que reunia territórios da futura Argentina, as Províncias Unidas do Rio da Prata. Em 1833 o Império Britânico tomou posse das Ilhas Malvinas, que eram um comando militar.

A República Argentina estabeleceu-se depois das guerras civis quando tomou posse das planícies do Chaco, Pampas e da Patagônia oriental, formando seu atual território, o oitavo maior do mundo. Entre 1862 e 1930 houve um período de estabilidade e crescimento populacional graças à imigração de italianos e espanhóis. O direito ao voto para os homens aconteceu em 1912 e para as mulheres em 1951.

Eu também testemunhei e participei do Sesquicentenário da Independência do Brasil (150 anos) em 1972, momento que sentia um grande orgulho de ser brasileiro. Imaginava nosso bicentenário como o ápice da minha dedicação a este país que ajudei a construir, mas este ladrão que nos preside roubou minha paz, minha cidadania, minha brasilidade. Os congressistas me devem uma comemoração decente no ano que vem, vamos esquecer que este ano existiu.

COMPATILHAR: