O Vaticano comunicou, na quinta-feira (6) a nomeação do novo bispo de Governador Valadares (MG), Dom Antônio Carlos Félix. O Papa Francisco o nomeou após aceitar a renúncia ao governo pastoral apresentada por Dom Werner Franz Siebenbrock, em conformidade com o Código de Direito Canônico.
Dom Antônio Carlos Félix, até então, era bispo da diocese de Luz (MG). Ele nasceu em 5 de dezembro de 1957, em Caldas, na arquidiocese de Porto Alegre. Frequentou o curso de Filosofia no Seminário maior, em Pouso Alegre, e Teologia no Instituto Teológico ?Sagrado Coração de Jesus?, em Taubaté (SP). A especialização em Teologia Dogmática foi realizada na Pontifícia Faculdade de Teologia ?Nossa Senhora da Assunção?, em São Paulo.
A ordenação sacerdotal de Dom Antônio foi em 20 de dezembro de 1986, sendo incardinado (inserido) na arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Lá ele foi vigário paroquial da paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino; e da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Crisólia. Também foi professor, promotor vocacional, diretor dos estudos e reitor do seminário arquidiocesano de Pouso Alegre (1988-1999); pároco da paróquia ?São Cristóvão?, em Pouso Alegre, e professor, diretor espiritual e de teses teológicas no Instituto Teológico Interdiocesano ?São José? (2000-2003).
Em 5 de fevereiro de 2003, foi nomeado bispo de Luz, recebendo a ordenação episcopal em 4 de maio desse mesmo ano.
No âmbito da Conferência Episcopal Regional ?Leste 2?, foi responsável pelos seminários, secretário (desde 2007) e membro da Comissão para a Ação Missionária (desde 2011). Além disso, é diretor da Faculdade de Ciências e Letras do Alto São Francisco e presidente da entidade Obras Sociais e Educacionais de Luz.

COMPATILHAR: