A Black Friday mal começou e, até as 6h desta sexta-feira (26), 5.678 reclamações sobre compras realizadas no período haviam sido registradas no site Reclame Aqui, entre as 12h de quarta (24) e as 6h desta sexta.

O site tem registrado uma média de cerca 138 reclamações por hora apenas sobre a data de promoções neste ano, alta de 17% em relação à Black Friday de 2020.

Grandes redes de e-commerce, como Americanas e Magazine Luiza, que recebem maior volume de pedidos, seguem como as campeãs de reclamação, como já é comum na data. A loja de artigos para casa Etna e a loja virtual Amazon estrearam no ranking das mais citadas, segundo o Reclame Aqui.

Entre os itens sobre os quais o consumidor mais reclama, o site destaca os pontos de milhas, que sinalizam a retomada do turismo neste ponto da pandemia, e os artigos de hipermercado. O atraso na entrega corresponde a cerca de 20% das reclamações e é a queixa mais citada, em um cenário de promessa de envios rápidos durante esta semana. 

“Estamos vivendo a Black Friday da mercearia, o que deixa claro o momento inflacionário e difícil para as empresas e ainda mais para o consumidor. Itens de mercearia e higiene, por exemplo, são os únicos que restaram aos consumidores para buscar descontos reais, mostrando o momento contundente de inflação. De um lado estão as empresas sem conseguir fazer promoções, e do outro, os consumidores sem dinheiro”, pondera o CEO do Reclame Aqui, Edu Neves.

Fonte: O Tempo

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