A blogueira Jin Moumou, conhecida como Tizi, foi multada após postar um vídeo em que aparece comprando, cozinhando e comendo um tubarão-branco, segundo um comunicado publicado no sábado (28) pelo Departamento de Administração e Supervisão de Mercado do Distrito de Nanchong, na China.

As investigações das autoridades revelaram que Jin comprou o tubarão-branco pelo site Taobao em abril de 2022, pagando 7.700 yuans (cerca de R$ 5.260) pelo animal. O vídeo, no entanto, foi postado apenas em julho nas plataformas Kuaishou e Douyin — e viralizou.

“Pode parecer cruel, mas sua carne é realmente muito macia”, afirma a blogueira no vídeo.

Especialistas da Academia Chinesa de Ciências Pesqueiras compraram outro tubarão-branco do mesmo vendedor utilizado por Jin e realizaram testes de DNA no animal. A análise comprovou que os tecidos examinados eram de fato da espécie indicada.

De acordo com as autoridades, a atitude de Jin violou a Lei de Proteção de Animais Selvagens da República Popular da China, o que acarretou em uma multa no valor de 125 mil yuans (R$ 94 mil).

O tubarão-branco é atualmente classificado como uma espécie vulnerável pela organização World Wildlife Fund. Em fevereiro de 2020, a China impôs a proibição total da compra, venda e consumo de animais selvagens.

Fonte: G1

COMPATILHAR: