Militares representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que vão integrar a missão de ajuda humanitária na Turquia embarcaram na manhã dessa quinta-feira (9). Seis bombeiros irão representar o estado na comitiva brasileira.

O avião decolou por volta das 5h45 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo e o pouso na Turquia está previsto para às 17h45 (horário de Brasília). Os militares compõem o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (BEMAD) e serão chefiados pelo major Heitor Mendonça.

A equipe mineira atuará junto a outros militares brasileiros nas ações de gestão em desastres. O objetivo é aplicar o conhecimento de busca em escombros para localizar as pessoas que possam estar sob as estruturas que foram atingidas pelo terremoto.

A comitiva também visa potencializar a realização de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos, desobstrução de vias e outras atividades que possam ser requeridas nesse tipo de evento catastrófico.

A missão é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que é responsável pela ajuda humanitária do governo federal. Além da equipe mineira, integram o time brasileiro equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo e Espírito Santo.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: