O Brasil carimbou o passaporte para a China. No duelo mais esperado da Copa do Mundo, a seleção brasileira atropelou a Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/22 e 25/18, e garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O resultado também deixou o bicampeonato praticamente nas mãos da equipe de Bernardinho.
Neste domingo, às 8h30m (de Brasília), o melhor time do mundo enfrentará o Japão e, se vencer, conquistará o título do torneio. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV.
A seleção brasileira entrou em quadra contra a Rússia com a formação titular da Copa do Mundo. O técnico Bernardinho colocou para iniciar a partida o capitão Giba, Dante, Gustavo, Rodrigão, André Nascimento, Marcelinho e Serginho.
Vibrantes e determinados. Assim entraram os brasileiros no duelo contra os gigantes russos
Durante todo o primeiro set, os brasileiros ficaram na frente do placar. Os russos apostaram na força do serviço e na altura dos jogadores, Poltavskiy (2,05m), Volkov (2,10m) e Kuleshov (2,06m), para virar a parcial, mas a seleção estava concentrada e muito bem nos fundamentos. A defesa apareceu e o bloqueio amorteceu as bolas. O Brasil chegou a colocar cinco pontos de vantagem, mas o forte saque russo funcionou e diminuiu essa vantagem. No entanto, Bernardinho pediu tempo e fez a Rússia dar uma esfriada. Dante cresceu do fundo e trouxe novamente a tranqülidade para a seleção, que fechou o set em 25 a 22.
O Brasil manteve o ritmo no segundo set. Já a Rússia entrou mais atenta e não deixou a seleção brasileira abrir no placar. Os pontos foram se alternando até 4 a 4. Um bloqueio de Rodrigão deu vantagem ao Brasil: 6 a 4. O bom saque brasileiro quebrou a recepção da Rússia. O técnico russo, Vladimir Alekno, colocou Tetyukhin para arrumar o fundamento. Bernardinho percebeu a tática e pediu tempo. A seleção voltou ainda mais agressiva e determinada. Dante foi um gigante no bloqueio e no ataque, assim como Giba pelo fundo de quadra.
Com vaga em Pequim, Giba é eleito o melhor jogador da partida
O fim do set foi equilibrado, com as duas equipes se alternando. Gustavo desceu o braço no meio-de-rede e deu o set point ao Brasil. André Nascimento sacou forte e a bola voltou para o lado da seleção. Gustavo recepcionou, Marcelinho levantou e, mais uma vez, Gustavo soltou a mão e fechou em 25 a 22.
Equilíbrio total no terceiro set. Os jogadores russos que vieram do banco se encontraram em quadra e deram trabalho aos brasileiros. O placar se alternou até 12 a 12. Um ace de Marcelinho deu mais confiança. Um rali, com direito a três bloqueios e dois contra-ataques da seleção, colocou a equipe de Bernardinho em vantagem no placar. Um paredão triplo do Brasil aumentou a distância: 17 a 13. O meio-de-rede Rodrigão subiu em dois bloqueios seguidos e fez 19 a 13. André Nascimento sentiu dores nas costas ao cair após um bloqueio e Bernardinho colocou Anderson e Bruninho. O placar favorável deu tranqüilidade à seleção brasileira, que fechou em 25 a 18 e garantiu vaga às Olimpíadas.

COMPATILHAR: